Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Comissão Nacional do Benzeno se reúne em Porto Alegre

Na ocasião serão apresentados os resultados da visita às instalações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), das ações fiscais e de conscientização nos postos de gasolina

Porto Alegre, 18/09/2008 - A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPB) realiza a até sexta-feira (19) extensa programação em Porto Alegre para tratar de assuntos referentes à saúde e segurança dos trabalhadores expostos a essa substância cancerígena. As atividades acontecem no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), na Avenida Mauá, nº 1.013 - 10º andar.

A Comissão vai debater a proposta de implementação da Portaria 776 do Ministério da Saúde, que estabelece o controle e acompanhamento médico das situações envolvendo benzeno. A programação prevê ainda outras apresentações de casos e debates referentes à Nota Técnica sobre Área de Risco.

O benzeno é uma matéria-prima altamente tóxica utilizada na produção de aço, plástico e gasolina e é a única substância reconhecida como cancerígena que a lei permite algum tipo de exposição dos trabalhadores. Por impossibilidades técnicas, não existe um método totalmente seguro para o seu manuseio, nem limite seguro para a exposição dos trabalhadores.

A CNPB é composta por representantes do Governo Federal, trabalhadores e empresários e foi criada em 1995 depois que um grande número de trabalhadores foi prejudicado pela substância, na década de 80, no Brasil.

Os trabalhadores expostos ao benzeno têm as defesas do organismo gravemente comprometidas, desenvolvendo doenças como, Leucopenia e Anemia Grave, Lesões Cancerígenas ou Pré-Cancerígenas no sangue.  O grupo de trabalho tripartite já conquistou muitas melhorias no ambiente de trabalho das indústrias que utilizam o benzeno, como a proibição do uso do produto como solvente e a construção de um cadastro nacional de empresas que o utilizam.

Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela Comissão é o chamado "Silêncio Epidemiológico", caracterizado pelo sumiço de registro dos casos de trabalhadores vítimas do benzeno. Os casos aparecem somente quando os trabalhadores doentes exigem na Justiça os seus direitos. Para vencer esse silêncio, os órgãos públicos buscam obter resultados dos exames de sangue dos trabalhadores, através de programas específicos previstos no Acordo do Benzeno - firmado entre trabalhadores, empresários e governo.

Participam da Comissão representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Saúde, do Ministério da Previdência Social, da Fundacentro, centrais sindicais e representações nacionais de empregadores.

Reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno
Data: 17 a 19 de setembro de 2008 (quarta a sexta-feira)
Horário: a partir das 9h até as 17h
No Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - Avenida Mauá, 1013 - 10° andar - Porto Alegre/RS
MAIS INFORMAÇÕES: Flávia Dias (9212.4778) ou Adriano Marcello (9852.2095)

 

Assessoria de Imprensa SRTE/RS






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas