Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Comitiva de Cuba visita Fundacentro em São Paulo

Ministério do Trabalho dos dois países firmaram acordo para cooperação técnica nas áreas de emprego, segurança e saúde, cooperativismo e inspeção do trabalho

Brasília, 14/10/2008 - No dia 03 de outubro de 2008, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) recebeu a visita da diretora de Inspeção do Trabalho em Cuba, Felicia Villa Real. Desde abril de 2008 o Ministério do Trabalho e Seguridade Social da República de Cuba e o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil têm um acordo para implementação de atividades de cooperação técnica.

Em julho, os ministros Carlos Lupi e Alfredo Morales Cartaya se encontraram novamente na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça. Na ocasião eles participavam da Conferência Internacional do Trabalho, promovida todos os anos pela OIT. Foi quando Lupi convidou o seu par cubano a trazer ao Brasil a sua equipe para conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo Governo Brasileiro nas áreas de emprego, segurança e saúde no trabalho, cooperativismo e inspeção do trabalho. 

A parceria se concretizou neste início de outubro, na Fundacentro - braço do MTE na pesquisa de saúde e segurança do trabalhador. O presidente da Fundação, Jurandir Boia, e o diretor executivo Jorge Magdaleno acompanharam Felicia Real nas dependências do Centro Técnico Nacional (CTN). Com essa visita, a diretora pôde conhecer os estudos e trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da instituição.

Visita a Cuba - No final de abril, o ministro Carlos Lupi e comitiva estiveram em Cuba para a assinatura do acordo na sede do Ministério do Trabalho e Seguridade Social cubano. Na ocasião, Lupi ressaltou a importância de estreitar os laços administrativos entre os dois países. "O Brasil hoje é referência para o mundo em diversas áreas ligadas ao trabalho. É de fundamental importância este contato para que possamos colocar nossa estrutura e conhecimento à disposição de nossos irmãos cubanos", destacou Lupi.

A intenção de ambos os governos é criar um intercâmbio de conhecimentos e gestão de políticas de segurança no trabalho, através da Fundacentro e do Instituto e Pesquisas do Trabalho de Cuba.

"A Fundacentro é um órgão de excelência, com profissionais capacitados que estudam a fundo os problemas enfrentados pelos trabalhadores na questão de segurança. Esse foi o principal ponto que levou os dois países a assinarem este documento. Cuba se prepara cada dia mais para crescer e aumentar seu mercado de trabalho", avaliou Lupi. 

 

Mais informações:
- Lupi convida ministro cubano a conhecer experiências do Brasil 
- Brasil e Cuba assinam acordo de parceria nas áreas de Emprego e Segurança no Trabalho
- Brasil e Cuba criam grupo de trabalho nas áreas de inspeção e qualificação 

 

Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da Fundacentro                                      
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas