Delegação timorense conheceu in loco alguns dos programas oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego na área de inclusão social. As visitas incluíram as cidades de Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza
Foto: Renato Alves
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Comitiva do Timor-Leste é recebida pelo ministro Carlos Lupi (esq) no encerramento da visita para conhecer as ações do MTE
Brasília, 23/04/2009 - A delegação do Timor-Leste, que chegou ao Brasil no último dia 12 com o objetivo de conhecer os programas de inclusão social por meio do trabalho, foi recebida na tarde desta quinta-feira (23) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A reunião teve como intuito fortalecer laços de cooperação entre as nações, bem como evidenciar a impressão da comitiva sobre os projetos do Ministério do Trabalho e Emprego visitados nas cidades de Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza.
"Durante a missão enviada pelo MTE e pela Previdência Social, no ano passado, foi constatada a importância da implantação de políticas públicas de juventude - já que a população do Timor é formada por mais de 60% de jovens com até 29 anos -; da economia solidária e do microcrédito. Esses foram alguns dos tópicos que nos permitiram avançar em nosso acordo de cooperação e, por isso, nada mais justo do que o povo timorense ter vindo ao Brasil conhecer nossas experiências in loco", lembrou o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo.
Dentre os projetos visitados pela comitiva destacam-se o Consórcio Social da Juventude, em Santa Catarina; a Rede Solidária de Pesca, no Rio de Janeiro e o Programa de Microcrédito e Moeda Social, no Ceará.
"Somos um país que busca apoio para a nossa reconstrução nacional. O contato que tivemos com essas experiências nos serve como fonte de inspiração e fortalece o laço de cooperação que foi reforçado durante a IX Reunião de Ministros do Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu em Lisboa , no mês passado", agradeceu o Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego do Timor-Leste, Bendito Dos Santos Freitas.
A visita é fruto de um Acordo Básico de Cooperação Técnica firmado entre ambos os países no ano passado, quando o presidente Lula visitou a capital timorense Dili. "Não tem um ambiente em que a gente vá que não defendamos o processo de integração dos povos. Por isso, tenho a certeza de que esse é o começo de uma parceria que irá se concretizar em muitos outros projetos, inclusive para as gerações futuras", assegurou o ministro Carlos Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br