Políticas públicas do governo brasileiro, como o Microcrédito Produtivo Orientado e a qualificação de jovens, foram apresentadas durante a abertura da IX Reunião de Ministros do Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Foto: Max Monjardim
Reunião dos Ministros do Trabalho da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Encontro reúne delegações dos oito países de língua
portuguesa e serve para a troca de experiências
relativas ao mercado de trabalho mundial
O encontro reúne delegações dos oito países de língua portuguesa e serve para a troca de experiências relativas ao mercado de trabalho mundial. Em reuniões bilaterais, o sucesso do Programa de Microcrédito, dos investimentos na qualificação de jovens e adultos e os avanços nas relações de trabalho no Brasil foram as questões de maior interesse e repercussão entre os países mebros da CPLP.
"Isso demonstra como as ações do governo reverberam positivamente no restante do mundo . O Microcrédito, por exemplo, com quase R$ 2 bilhões em operações somente no ano passado, foi reconhecido como um grande instrumento de aquecimento do mercado inteno neste momento de crise internacional", disse o secretário Figueiredo.
Em rápida intervenção na abertura do encontro, André tambem comentou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentados pelo ministro esta manhã (18) no Brasil. "Com certeza esses números colocam o nosso país na vanguarda, sendo um dos únicos que seguem criando empregos em meio a crise", afirmou. Em Brasília, Lupi complementou que a experiência do país está sendo estudada pelo governo norte-americano: "A estrutura do Caged os interessou e estamos estabelecendo parceria para ensiná-los a reproduzir a estatística por lá".
História - Com um forte apoio do governo brasileiro, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi formada em 1996, sendo que as reuniões de Ministros do Trabalho e assuntos Sociais tiveram início no ano de 2000, com o encontro de Lisboa. Atualmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal integram o bloco.
Em 2001 o Rio de Janeiro sediou a segunda Reunião da CPLP e, na ocasião, os temas enfocados foram: Combate ao Trabalho Infantil; O impacto do HIV/SIDA no mundo do trabalho; Medidas para aumentar a cobertura previdenciária dos trabalhadores e Segurança e saúde no trabalho. Em referência a esse último ponto, os ministros dos oitos países-membros enfatizaram a necessidade de cooperação multilateral, de intercâmbio de informações e de formação técnica.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br