A adoção de medidas rápidas de aquecimento econômico interno também consta em relatório assinado por ministros do trabalho em encontro promovido pela Organização dos Estados Americanos
Foto: Divulgação
Secretário executivo do MTE, André Figueiredo, discursou
sobre a superação da crise pelo Brasil
Brasília, 08/10/2009 - A adoção de medidas rápidas de aquecimento econômico interno e a manutenção da democracia no continente americano são resoluções que fazem parte do documento final da XVI Conferência Interamericana de Ministros de Trabalho da Organização dos Estados Americanos, que acontece desde terça-feira em Buenos Aires, na Argentina. A delegação brasileira no encontro é chefiada pelo Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, que representa o ministro da pasta, Carlos Lupi.
Confira a íntegra do documento.
Na manhã desta quinta-feira (8), Figueiredo participou de café da manhã com os ministros do Trabalho do Mercosul, quanfo foram marcadas reuniões técnicas entre os países visando aprofundar as discussões do bloco relacionadas ao mundo do trabalho.
"Entendemos que os países do Mercosul precisam trocar permanentemente experiências e colocarem as práticas positivas do bloco em ação, visando sempre a união em torno dos assuntos que melhorem a qualidade de vida da população destes países", afirmou Figueiredo.
À tarde foi aprovado o documento final do encontro, intitulado Declaração de Buenos Aires. Todos os ministros do Trabalho das 34 nações que participam do bloco reafirmaram o compromisso com políticas públicas anticíclicas para amenizar os efeitos da crise. Em seu discurso, nesta quarta-feira (7), André Figueiredo fez um detalhado relato sobre as ações colocadas em prática no Brasil para enfrentar a crise, afirmando que as ações foram fundamentais para "o Brasil ser um dos últimos países do mundo a entrar na crise e o primeiro a sair dela".
Esta foi a primeira vez que autoridades econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Estados Unidos se encontram no âmbito de uma Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho. Ficou decidido ainda, durante o encerramento do encontro, que El Salvador sediará a próxima reunião do grupo, que deverá acontecer no segundo semestre de 2011.
OEA - A Organização dos Estados Americanos é uma organização internacional estabelecida em 1948 para obter entre seus Estados membros, como indica o Artigo 1º da sua Carta, "uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência". Hoje ela compreende os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.
Retrospectiva - Em setembro de 2003, a XIII Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho e da Organização dos Estados Americanos foi realizada na cidade de Salvador (Bahia). Sob a presidência do Brasil, a reunião buscou viabilizar um mecanismo interamericano de cooperação para a administração trabalhista profissional.
Saiba mais:
Brasil participa de conferência da Organização dos Estados Americanos
Brasil leva a países vizinhos experiência na superação da crise internacional
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Conferência da OEA prevê a manutenção da democracia no continente americano - Arquivo DOC