Em paralelo ao evento exposição fotográfica e exibição de filme produzidos pelo Sinait
Paraíba, 23/06/2009 - Com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE/PB), foi realizado nos dias 18 e 19 de junho, em João Pessoa, o Congresso "Saúde e Segurança no Trabalho no Meio Rural". O evento, promovido pela Escola Superior do Ministério Publico da União (ESMPU), reuniu representantes do Judiciário e profissionais da área de saúde, segurança e agricultura.
No encontro, foram debatidas questões relevantes do trabalho no campo e a importância das políticas públicas em segurança e saúde do trabalhador. Foram apresentados temas como prevenção de acidentes, proteção à saúde, operação de máquinas agrícolas, fiscalização e irregularidades mais frequentes, contratação no meio rural e jornada de trabalho.
Para a auditora fiscal e organizadora do congresso, Ana Mércia Fernandes, o evento foi um espaço a mais para o diálogo social que vem sendo desenvolvido no meio rural. "Promovemos uma discussão mais elaborada com especialistas e apresentamos ações de várias esferas visando a difusão de conhecimentos e o avanço na busca de soluções para a melhoria das condições do trabalho no campo", declarou.
Sinait - Em paralelo ao congresso, aconteceu o lançamento da Campanha Institucional 2009 do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) sobre trabalho escravo com o tema "Quem procura trabalho não pode encontrar escravidão". Houve, ainda, a exposição fotográfica "Escravos", que retrata o dia-a-dia de trabalhadores rurais submetidos a condições análogas à escravidão, e a exibição do filme "Frente de Trabalho", produzido pelo Sinait. Ambas as atividades mostram operações executadas em todo o país pelo Grupo Móvel de Fiscalização do MTE no combate ao trabalho escravo contemporâneo.
No próximo dia 29 a campanha do sindicato será lançada em Goiás.
Assessoria de Imprensa SRTE/PB