Representantes do MTE e de outras entidades que compõem o CNIg chegaram ao país do oriente no último domingo (02). O intuito da viagem é verificar as condições dos trabalhadores brasileiros, estabelecer contatos e divulgar ações do MTE
Brasília, 07/11/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego designou uma delegação do Conselho Nacional de Imigração para ir ao Japão, entre os dias 02 e 09 de novembro, conhecer a realidade dos trabalhadores brasileiros que lá residem, estabelecer contatos com Associações de Brasileiros e autoridades brasileiras e japonesas, além de divulgar a cartilha "Brasileiras e Brasileiros no Exterior -informações Úteis" e apresentar o projeto "Casa do Trabalhador Brasileiro".
Além do presidente do CNIg e coordenador-geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, acompanham a delegação o conselheiro titular do Ministério da Saúde, Marcos Quito; o conselheiro titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Duval e a Conselheira representante da Confederação Nacional do Comércio, Marjolaine Canto.
"A importância dessa viagem é a possibilidade do estabelecimento de políticas voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras que migram àquele país, de forma a minorar os problemas existentes, proporcionando mais bem estar aos nossos cidadãos que decidem migrar para terras japonesas", afirmou Paulo Sérgio.
Desde o início das atividades, o CNIg manteve sua agenda repleta de encontros. Entre eles, no dia 04, houve reunião com líderes das comunidades de brasileiros e autoridades brasileiras e japonesas; além de conversa com representantes do Ministério do Trabalho, Saúde e Seguridade Social do Japão, do Ministério da Educação, do "Rengo", a maior confederação sindical nipônica e com o conselho de cidadãos brasileiros do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. Ademais tiveram encontros com o Embaixador do Brasil no Japão, Castro Neves, e com o Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio, Paulo Silos.
A delegação visitou ainda, no dia 03, uma das escolas para brasileiros, que foram criadas para proporcionar educação conforme o estilo brasileiro aos filhos dos trabalhadores que estão apenas temporariamente no Japão, e a penitenciária de Yokohama onde os muitos estrangeiros são presos, entre eles alguns brasileiros.
Na quarta-feira (5), o grupo foi a Nagóia para dar continuidade às reuniões com as comunidades e para uma visita ao Consulado-Geral do Brasil e a fábrica da Sony, a principal empregadora dos brasileiros da região, onde trabalham cerca de 1800 deles.
Ontem (6), foram a Hamamatsu, cidade que concentra o maior número de brasileiros no Japão, aproximadamente 20.000 trabalhadores. Nesta cidade, estão programados encontros com representantes da Prefeitura local e da Câmara Legislativa, além de reuniões com as associações de brasileiros e com o chefe do Escritório da Caixa Econômica Federal, que recentemente se estabeleceu na cidade.
Projetos - A ida ao país do oriente abriu espaço para divulgar dois trabalhos do MTE, a cartilha "Brasileiras e Brasileiros no Exterior - Informações Úteis" e o projeto "Casa do Trabalhador Brasileiro. Segundo Paulo Sérgio, o primeiro é "uma importante medida para melhor informar os brasileiros emigrantes sobre os procedimentos migratórios, evitando riscos e situações de dificuldades no exterior". Já o segundo se refere à criação de centros de informação e apoio a trabalhadores brasileiros no exterior com apoio do MTE. Ele se destina a ações de informação, qualificação e suporte àqueles que desejam voltar ao Brasil.
O coordenador-geral de Imigração afirma que a receptividade para ambas as ações foi muito boa, abrindo espaço para o estabelecimento de futuras parcerias.
Imigrantes - De acordo com Paulo, é no Japão onde se encontra uma das maiores comunidades de brasileiros no exterior, com cerca de 320.000 pessoas. Tal número representa aproximadamente o total de trabalhadores com descendência japonesa que foram laborar na terra de seus ancestrais.
Mais informações:
- Cartilha "Brasileiras e Brasileiros no Exterior"
- A REVISTA TRABALHO tem na sua segunda edição reportagem especial sobre a Casa do Trabalhador Brasileiro
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br