Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Consórcio capacita 1.115 jovens em Belém

Brasília, 13/09/2007 - Em Belém, mais de mil jovens estão preparados para enfrentar pela primeira vez o tão temido mercado de trabalho. Eles têm entre 16 e 24 anos e, após participarem do curso sócio-profissionalizante do Consórcio Social da Juventude (CSJ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), receberão, neste sábado (15/09), o certificado de conclusão de curso.

O projeto Wapokai, como é conhecido o CSJ de Belém, capacitou 1.115 jovens em 18 cursos profissionalizantes, de 400 horas de aula, além de cem horas de serviço voluntário no período de abril a agosto. O curso contou com o apoio de 16 organizações da sociedade civil, com recursos do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE).

Os cursos são destinados a atender as demandas do mercado local, o que aumenta as chances dos participantes em serem contratados pelas empresas da região. No caso do Wapokai, foram oferecidos cursos de padeiro e confeiteiro, cozinheiro polivalente, garçom e garçonete, operador de comércio, organização e recepção de eventos, paisagismo e jardinagem, secretariado e recepção, e serviços gerais.

Também foram oferecidos diversos cursos para orientar os jovens a gerenciar o seu próprio negócio, como Produção de Artefatos em Couro, Beneficiamento de Sementes, Produção de Bijuterias e Cintos, Produção de Bolsas Artesanais, Técnicas de Estamparia, Técnicas de Estofamento, Tecelagem, Cultivo Orgânico de Plantas Tropicais Ornamentais e Condução em Ecoturismo.

Para inserir os alunos no mercado de trabalho, o projeto Wapokai condecora a empresa que contratar jovens com carteira assinada, capacitados pelo projeto, com o selo "Responsabilidade Social se faz com oportunidade".

Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude (CSJ) são umas das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) do MTE, têm como objetivo qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.

Os consórcios são realizados em parceria com entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos alunos capacitados no mercado de trabalho. Os CSJ já atenderam 85.723 jovens, em todo o Brasil, desde que o programa foi implementado, em 2003.

Assessoria de Impressa do MTE
(61) 3317-6962 / 6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas