Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Consórcio da Juventude do DF abre inscrição nesta segunda-feira

Jovens terão até o dia 14 de março para se inscrever nos cursos profissionalizantes do MTE. Aulas serão iniciadas no final de março

Brasília, 10/03/2008 - Entre os dias 10 e 14 de março, o Consórcio Social da Juventude do Distrito Federal vai receber inscrições de jovens interessados em participar das oficinas profissionalizantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os cursos, que incluirão também estágios em oficinas de trabalho, terão duração de seis meses, com início no dia 24 de março. As inscrições serão feitas somente nas entidades cadastradas.

Batizado de "Trilhas da Juventude", o consórcio vai capacitar dois mil jovens com idade entre 16 e 24 anos que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade social. A meta é que, ao final do curso, 30% sejam inseridos no mercado de trabalho.

Inscrição - Para participar, os jovens devem preencher requisitos como não ter vínculo profissional (com Carteira de Trabalho); ser membro de família com renda per capita de até meio salário mínimo, incluindo os auxílios recebidos de programas do governo federal; estar matriculado e freqüentando regularmente estabelecimento de ensino ou concluído o ensino médio. Informações sobre o local de inscrição podem ser obtidas pelo telefone 2104-1701. 

Audiência - O Consórcio do DF realizou na última segunda-feira (3), audiência pública em Brasília para divulgar as notas das entidades que participaram do processo de escolha das unidades executoras do programa de qualificação do MTE.

Das 21 entidades que participaram do processo licitatório, 17 foram classificadas e receberam certificados, conforme os critérios do edital de seleção. Elas serão parceiras na qualificação dos 2.000 estudantes do  consórcio.  O evento aconteceu na sede do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP), escolhida como gestora do consórcio no DF.

Qualificação - O Consórcio Social da Juventude tem como objetivo preparar os jovens de maior vulnerabilidade social para o mercado de trabalho em ocupações alternativas, geradoras de renda, por meio da articulação e parceria com a rede das entidades sociais. O público prioritário é de jovens de maior exclusão e vulnerabilidade social, com destaque para quilombolas e afro-descendentes, indígenas, em conflito com a lei ou que estejam cumprindo medidas sócio-educativas, portadores de deficiência e trabalhadores rurais.

No DF, serão oferecidos cursos gratuitos de comunicação e práticas administrativas, informática, marketing social, construção e reparos, telemarketing, gráfica, joalheria, beleza e estética e corte e costura, entre outros.

Os jovens que concluírem 80% da carga horária prevista em sala de aula poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos contarão com um auxílio financeiro de R$ 600, divididos em parcelas mensais de R$ 120.
 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6203/6430 acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas