Três mil estudantes da Região Nordeste receberam certificados. O programa teve como objetivo capacitar filhos de agricultores para que continuem com as atividades desenvolvidas por suas famílias
Brasília, 17/04/2009 - O Consórcio Social da Juventude Rural Aliança com Jovens comemorou nesta sexta-feira a qualificação de 3 mil jovens nordestinos. Realizado por meio da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa levou a 73 localidades da Região Nordeste qualificação profissional e social para filhos e filhas de trabalhadores rurais. Foram beneficiados jovens dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Foram ministradas 400 horas de cursos profissionalizantes com destaque para piscicultura, caprinoovinocultura, beneficiamento e processamento de frutas e produtos derivados do leite, apicultura e atividades do ramo turístico. Durante quatro meses, os jovens receberam bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 150. Em contrapartida, dedicaram 125 horas de serviço voluntário ao longo de 10 meses.
Resultados - Dos 3 mil jovens matriculados nas 104 turmas em todo o Nordeste, 1.657 foram mulheres, o correspondente a 55% das vagas. Os afro-descendentes responderam por 25% e os indígenas 1% do total, o que em números absolutos significou 752 e 35 alunos, respectivamente.
Histórico do projeto - O Consórcio teve como objetivo fornecer conteúdo técnico para que filhos e filhas de agricultores rurais, com idades entre 16 e 24 anos, pudessem dar prosseguimento às atividades já desenvolvidas pelas suas famílias ou aprendessem um novo ofício, para continuarem tirando o sustento do campo.
Foram disponibilizadas formações que tiveram como eixos temáticos desenvolvimento pessoal e social, atividades de estímulo à continuidade do estudo, inclusão digital, além da formação técnica para inserção no mundo do trabalho.
Na primeira edição do Consórcio, realizada entre 2006 e 2007, foram qualificados 2 mil jovens.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br