Ministro Carlos Lupi inaugura programa nesta segunda-feira (29), em São Luís
Brasília, 28/10/2007 - Jovens carentes de São Luís (MA) terão oportunidade de participar do Consórcio Social da Juventude, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa, a ser inaugurado nesta segunda-feira (29), vai atender 1.800 estudantes e inserir 540 deles no mercado de trabalho.
O objetivo é oferecer aos jovens de baixa renda dos municípios de São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa qualificação social e profissional para tenham maiores chances de conquistar o primeiro emprego.
Para esta ação, o MTE vai investir cerca R$ 4 milhões na qualificação dos alunos, incluindo os recursos para pagamento do auxílio financeiro para os jovens que prestarem o serviço voluntário à comunidade.
Serão oferecidas diversas oficinas de acordo com a necessidade do mercado de trabalho local. Os jovens que participarem do programa aprenderão uma ocupação relacionada, por exemplo, à informática e telemarketing, construção civil, turismo e hotelaria, costura, comércio e vendas, saúde, alimentação, agricultura familiar e agronegócios, computação gráfica, administração, serigrafia e meio ambiente.
No processo de qualificação básica, que ocorre na primeira etapa do programa, serão ministradas oficinas de ética e cidadania, organização social e política brasileira, inclusão digital, saúde e qualidade de vida, orientação profissional, legislação trabalhista, cooperativismo, história da sociedade e evolução política maranhense e ações de estímulo e apoio à elevação escolar.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/ 3317 -6540