Brasília, 30/08/2007 - O Consórcio Social da Juventude Caminhos da Estrada Real, de São João del-Rei (MG), ministrou uma palestra para empresários a fim de mostrar os beneficios que podem ter ao contratarem os jovens que passaram pelos programas de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além do empresariado, participaram autoridades locais e estudantes.
Para mostrar o trabalho desenvolvido pelo consórcio, que inclui oficinas profissionalizantes e de formação social, foi ministrada a palestra Primeiro Emprego: Consórcio Social da Juventude, que contou, ainda, com a exibição de um vídeo explicativo sobre como foi criado o consórcio na região.
Para a coordenadora geral do programa em São João del-Rei, Josefina Mário, a mobilização dos empresários é fundamental, pois o consórcio já se prepara para inserir, no mês de setembro, os primeiros concludentes no mercado de trabalho. "Em nossas conversas, os empresários se mostram receptivos ao projeto. E queremos que eles se tornem nossos parceiros", afirmou.
Oportunidade - Para a jovem Geisiane Souza Ferreira, 19 anos, aluna da oficina de Assistente Administrativo, o consórcio tem sido uma ótima oportunidade para a juventude de Ouro Branco, um dos municípios atendidos pelo programa. "O Consórcio é importante por causa da experiência que dá para a gente, pois o mercado de trabalho exige preparação. Estamos empenhados para que tudo dê certo e o Consórcio sirva de exemplo para outros jovens", destaca.
O aluno Wesley Vieira, 18 anos, também da oficina de Assistente Administrativo, qualifica o consórcio como uma grande chance em sua vida. "O consórcio nos prepara para o mercado de trabalho", conclui.
Capacitação - O Consórcio da Estrada Real está qualificando cerca de três mil jovens de 28 cidades mineiras, beneficiadas pelo Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do MTE. Os estudantes já iniciaram a etapa de formação profissional, onde têm a oportunidade de cursar oficinas nas áreas de Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Atendimento ao Público, Beleza e Estética, Carpintaria, Cerâmica, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Gestão e Hotelaria, Informática, Marcenaria, Metal Mecânica, Office set, Panificação, Serviço de Bar e Restaurante, Soldador, Turismo e Vestuário.
Os Consórcios Sociais da Juventude integram as ações do PNPE para capacitar jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e risco social, e oferecer a eles a primeira oportunidade de emprego.
O programa é realizado sempre em parceria com entidades não-governamentais, com a meta de inserir pelo menos 30% no mercado de trabalho. Desde que foram implementados, em 2003, os consórcios já atenderam a mais de 80 mil jovens de várias regiões do país.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540