O projeto vai beneficiar moradores dos bairros de Jacintinho, Grotas do Cigano, Rafael, Arroz e Aldeia do Índio. Eles receberão qualificação básica e especializada. Ao final do curso, pelo menos 30% deles serão incorporados ao mercado de trabalho
Brasília, 17/06/2008 - Mil jovens dos bairros de Jacintinho, Grotas do Cigano, Rafael, Arroz e Aldeia do Índio participaram ontem da primeira aula promovida pelo Consócio Social da Juventude em Maceió. O objetivo é qualificar os jovens matriculados no curso e inserir 30% no mercado de trabalho.
Primeiramente, os jovens receberão uma qualificação básica, que inclui inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, legislação trabalhista e empresa familiar, cooperativismo e associativismo. Depois, passarão por uma qualificação mais específica, quando terão aulas de turismo, hospitalidade, vestuário, consertos e reparos, beleza e estética, administração, serviços domiciliares e agro-extrativismo.
José Anderson, 19 anos, morador de Jacintinho, um dos mais populosos da periferia de Maceió, está inscrito no curso de administração e não esconde a ansiedade para ter logo sua oportunidade no mercado de trabalho. "Meu objetivo de estar aqui é me capacitar e garantir espaço no mercado. Minha expectativa é a melhor possível. Estou tendo uma grande oportunidade", revelou.
Também com vaga garantida no curso de administração, Rafaela Santos, 17 anos, de Jatiúca, não conteve sua felicidade após ter sido inscrita no programa. Segundo Rafaela, quando estiver trabalhando vai ajudar nas despesas da família. "Uma vez capacitada fica mais fácil encontrar um trabalho. Há muito tempo esperava essa chance e vou aproveitá-la para trabalhar e ajudar minha família" comemorou.
Para participar, os jovens passaram por uma seleção, onde deveriam atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 16 e 24 anos, estar em situação de desemprego e vulnerabilidade social, ser integrante de família com renda mensal per capta de até meio salário mínimo, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio ou estar matriculado no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As aulas serão ministradas pela entidade conveniada, Lar São Domingos, e pelas entidades executoras O Consolador e Banco Cidadão. Para receber o auxílio financeiro, os alunos se comprometem a desenvolver trabalho voluntário na cidade aonde moram.
O Consórcio Social da Juventude de Maceió é uma ação integrada do Governo Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Lar São Domingos e de entidades executoras.
Lar São Domingos - Foi fundado em 1919. É uma instituição filantrópica e de utilidade pública que trabalha para integração social de crianças e jovens.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br