Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Consórcio Social da Juventude realiza aula inaugural para jovens de São Paulo e Minas Gerais

O projeto vai permitir que mais de dois mil jovens participem de cursos de qualificação e logo sejam encaminhados ao mercado de trabalho

Brasília, 7/05/2008 - Identidade Própria é o que procuram milhares de jovens brasileiros em processo de formação pessoal ou profissional. E é isso que o Consórcio Social da Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego está proporcionando a mais de dois mil jovens de 33 municípios do estado de São Paulo e de Minas Gerais. Na segunda-feira (5), alunos matriculados no projeto participaram da primeira aula do curso que terá duração de cinco meses.

O Consórcio, batizado de Identidade Própria, é um convênio firmado entre o MTE e a Associação de Ecologia e Pesquisa de Franca (Ecofran) para qualificar 2.080 jovens em 33 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em Franca, por exemplo, 465 jovens serão beneficiados. A expectativa é que, pelo menos, 30% dos jovens sejam inseridos no mercado de trabalho.

Os cursos estão divididos em dois momentos. O primeiro de qualificação básica, que vai transmitir noções de português; matemática; educação ambiental; saúde; qualidade de vida; inclusão digital e cooperativismo/empreendedorismo. O segundo momento, de qualificação específica, vai abordar gastronomia, rotinas administrativas, agronegócio, artesanato, estética, construção civil, atendimento ao público e instalações elétricas. A universidade de Franca também é parceira no projeto. Toda qualificação profissional específica será realizada nos laboratórios da universidade.

Segundo o Diretor do Departamento de Políticas para a Juventude do MTE, Renato Ludwig, o projeto está muito bem estruturado porque conta com o apoio da Universidade e de uma rede de empresas montada pelo CSJ, o que gera um ambiente propício para qualificação e garantia de inserção, completa Ludwing.

Consórcio Social da Juventude - o projeto qualifica jovens com idades entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias cuja renda per capita seja de no máximo meio salário mínimo. Os cursos oferecidos são definidos a partir de análise da demanda de cada região. De 2003 a 2007 foram implantados 89 CSJs no Brasil, qualificando 148.866 jovens nesse período.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas