Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Coordenador Geral de Imigração do MTE discute política de imigração na Espanha

Objetivo é estipular um protocolo de entendimentos com o governo espanhol e apresentar a cartilha 'Brasileiros e Brasileiras no Exterior'

Brasília, 15/04/2008 - Um protocolo de entendimentos com o governo espanhol para beneficiar o trabalhador brasileiro naquele país foi a pauta da reunião entre o presidente do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Sérgio de Almeida, e representantes do Ministério do Trabalho e Migrações da Espanha, nesta terça-feira (15). Durante a visita ao ministério espanhol, Paulo Sérgio conheceu o Observatório das Migrações.

Este foi um dos eventos que levaram o coordenador-geral de Imigração do MTE e  representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República à capital Madri.

Além da pauta com o governo espanhol, os representantes do governo do Brasil se encontraram com a comunidade brasileira e apresentaram a cartilha 'Brasileiros e Brasileiras no Exterior'. Paulo Sérgio de Almeida destacou a importância da ação, pois estima-se que cerca de 120 mil brasileiros vivam naquele país. "Queremos, ainda, firmar parceria para realizar uma pesquisa com a fundação Españo-Brasileira. Ela terá como objetivo traçar o perfil dos brasileiros que vivem na Espanha. Com isso, poderemos desenvolver também uma pesquisa laboral para desenvolver políticas públicas que beneficiem estas pessoas. Estamos pensando em melhorar as condições de vida dos nossos conterrâneos," explicou Almeida.

Nesta quarta-feira (16), Paulo Sérgio segue com a comitiva para Barcelona, onde também se reunirá com a comunidade brasileira residente naquela cidade.

Cartilha - Lançada em janeiro deste ano, a publicação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem por objetivo tirar dúvidas de quem pretende viajar para o exterior. O exemplar - gratuito - reúne uma série de informações e dicas para o brasileiro que vai migrar para qualquer outro país. Ela alerta os emigrantes, por exemplo, sobre as vacinas exigidas pelos outros países, seu sistema de saúde, os tipos de vistos que podem ser concedidos, bem como sua validade, o perigo de entrar clandestinamente no país, a atenção às propostas de emprego para não viver um pesadelo, os órgãos que devem ser procurados em caso de emergência, as dificuldades mais comuns, entre outros.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o emigrante deve se informar ao máximo sobre o país para o qual irá se mudar ou visitar e a cartilha proporciona todas as informações necessárias. Inicialmente foram produzidos cem mil exemplares que estão sendo distribuídos em aeroportos, embaixadas e consulados a partir de hoje.

Para acessar a cartilha, clique aqui.


Assessoria de Imprensa MTE
(61) 3317 6537/2430






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas