Ministério do Trabalho desenvolve programas de qualificação profissional visando preparar os trabalhadores para assumir vagas criadas com o evento
Brasília, 13/11/2009 - Nos próximos cinco anos, 150 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados no Amazonas em razão da realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, as oportunidades deverão surgir principalmente nas áreas de Turismo e Construção Civil.
Por conta da demanda por mão-de-obra qualificada, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da SRTE-AM, está disponibilizando cursos de capacitação para que a população local seja inserida no mercado de trabalho. "Espero que a escassez de mão de obra qualificada seja solucionada. Já estamos obtendo avanço com relação à capacitação de jovens, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido", disse Dermilson.
Segundo dados do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, em 2003 a taxa de desemprego no estado era de 29,5% entre os jovens com faixa etária de 15 a 24 anos. Em 2007, o percentual caiu para 21%.
Segundo o superintendente, os jovens encontram obstáculos para ingressar no mercado de trabalho por falta de experiência profissional, problema que também será minimizado com os cursos de qualificação oferecidos até 2014.
Com informações da SRTE/AM