Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

CPLP aprova proposta do Brasil de criar Observatório do Mercado de Trabalho

Ministros do Trabalho dos oito integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estão reunidos em Óbidos, Portugal

Foto: Max Monjardim

André Figueiredo, secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego apresenta proposta aprovada pela Comunidade

IX Reunião de Ministros do Trabalho da CPLP

André Figueiredo, secretário-executivo do Ministério do

Trabalho e Emprego apresenta proposta aprovada pela

Comunidade

 

Brasília, 19/03/2009 - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terá um Observatório do Mercado de Trabalho, nos mesmo moldes do adotado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. A sugestão apresentada pelo secretário-executivo do MTE, André Figueiredo - que representa o ministro Carlos Lupi na reunião que acontece em Óbidos, Portugal - vai fazer parte do documento que será aprovado amanhã no encerramento do encontro.
 
A proposta do Governo Brasileiro foi apresentada por Figueiredo durante sua fala na IX Reunião de Ministros do Trabalho da CPLP. O secretário-executivo do MTE mostrou ainda o sucesso das ações do Brasil no Microcrédito Produtivo Orientado e na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.
 
"O microcrédito se mostrou no último ano ser uma excelente ferramenta de distribuição de renda. Foram investidos mais de US$ 700 milhões em operações e ajudou muito o Brasil a passar pela etapa da crise que atingiu o mercado internacional", ressalto André.

Observatório do Mercado de Trabalho - A criação deste observatório deve englobar todos os oito países membros da CPLP. O organismo internacional servirá como instrumento de assessoramento aos países para a criação de políticas públicas integradas e específicas para o mercado de trabalho.
 
"Seria uma espécie de central de informações, onde permanentemente os países pudessem trocar experiênicas sobre o mercado e os números de geração de empregos. Nos mesmo moldes do que já existe hoje no Ministério do Trabalho brasileiro", explicou Figueiredo.

A reunião dura ate esta sexta-feira (20), quando os ministros do Trabalho dos oito países de língua portuguesa assinam a 'Carta de Óbidos'.

Em 2010, o encontro será realizado em Fortaleza, capital cearense. "Será muito importante para a cidade e para o país sediar essas discussões dos países irmãos. Alavancará o comércio e a rede de serviços de Fortaleza, que está muito preparada para receber estes e outros grandes eventos", destacou o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo

História - Com um forte apoio do governo brasileiro, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi formada em 1996, sendo que as reuniões de Ministros do Trabalho e assuntos Sociais tiveram início no ano de 2000, com o encontro de Lisboa.  Atualmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal integram o bloco.

Em 2001 o Rio de Janeiro sediou a segunda Reunião da CPLP e, na ocasião, os temas enfocados foram: Combate ao Trabalho Infantil; O impacto do HIV/SIDA no mundo do trabalho; Medidas para aumentar a cobertura previdenciária dos trabalhadores e Segurança e saúde no trabalho. Em referência a esse último ponto, os ministros dos oitos países-membros enfatizaram a necessidade de cooperação multilateral, de intercâmbio de informações e de formação técnica.

 

Mais informações:
- Comunidade de Países de Língua Portuguesa conhecem sucesso dos programas do MTE 

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas