Trabalhadores e Trabalhadoras discutiram seus direitos e deveres
Palmas, 5/05/08 - Um bate-papo sobre os direitos e deveres dos trabalhadores domésticos marcou as comemorações do dia dedicado à classe, ocorrido no último 27 de abril, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Palmas (SRTE/TO) em parceria com a entidade Casa 8 de Março, que desenvolve um trabalho voltado às empregadas domésticas. Os participantes receberam a Cartilha do Trabalhador Doméstico, produzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e obter novos conhecimentos a cerca da Legislação 11.324, de 19 de julho de 2006.
"Nossa intenção é fomentar uma relação harmoniosa entre empregador e trabalhador, através da difusão dos direitos e deveres de cada parte", destacou o superintendente Alfredo Branchina.
Dentre os assuntos abordados, ressaltou-se a importância de organizar a categoria em entidades de classe, como associações e sindicatos. Atualmente o Tocantins ainda não possui representação organizada para o Trabalhador Doméstico.
História - O dia 27 de abril celebra a profissão dos trabalhadores domésticos em homenagem a Santa Zita, padroeira da classe. Zita que faleceu em 1218, na Itália, aos 60 anos, teve de sair de casa para ajudar nas despesas da família desde jovem. Foi quando começou a trabalhar como doméstica para terceiros. Após sua morte, Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.
Assesoria de Imprensa da SRTE-TO
(63) 3218 - 6021