No Dia do Esportista, a recomendação é cuidar da saúde
Brasília, 19/02/2009 - No dia 19 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Desporto Olímpico. Mas engana-se quem pensa que 'esportista' é uma definição atribuída somente àquele praticante de algum esporte. Segundo o Dicionário Aurélio, esportista ou desportista é "Quem pratica o desporte, ou, sem o praticar, por ele se interessa muito". Se é assim, alegre-se também quem apenas fica na arquibancada ou na poltrona da sala assistindo TV, pois hoje também é o seu dia!
A prática do esporte faz parte da vida do ser humano há milênios. Mesmo sem saber, nossos ancestrais já se exercitavam - como forma de sobrevivência -, seja quando corriam atrás de suas presas ou quando fugiam de seus predadores. No entanto, a consolidação da prática esportiva aconteceu na Grécia, onde tiveram início as competições, com os jogos olímpicos. Com o passar dos anos, o esporte evoluiu, difundiu e se profissionalizou, tornando-se, inclusive, fonte de emprego e renda.
No Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) os atletas profissionais possuem registro de número 3771. Ali estão descritas várias modalidades como futebol, golfe, luta, tênis, jóquei , piloto de competição automobilística , atletismo, pugilista , entre outras. Os atletas participam, individualmente ou coletivamente, de competições esportivas, em caráter profissional.
Mas para os meros mortais, aqueles que têm o esporte apenas como um hobby ou como promotor de qualidade de vida e bem-estar, o mais importante é praticar, não competir. Especialistas afirmam que a prática de exercícios físicos deve ser constante durante a semana, pelo menos, três vezes, e que não importa o esporte escolhido, o essencial é mexer o corpo. No sítio da Confederação Brasileira de Esportes (CBE) pode-se encontrar mais de setenta atividades, desde karatê, capoeira, hipismo, esgrima, até jogar xadrex.
Mas o professor ginástica e de dança de uma das academias mais bem conceituadas de João Pessoa (PB), Justino Bezerra de Sousa Neto, destaca o Kitesurf como uma das atividades mais em alta no momento. Já nas academias o spinning, a dança e as atividades ligadas ao condicionamento postural - como o pilates - são as mais procuradas.
A atividade física pode ser praticada em qualquer idade. Neto dá algumas dicas para quem deseja começar. "Primeiro consultar um médico para ser avaliada a aptidão quanto à prática da atividade pretendida. Depois, deve-se escolher um local ou profissional capacitado para orientá-lo e não se iludir em querer pagar mais barato, pois existem profissionais que oferecem o trabalho num custo muito baixo, mas não possui capacidade suficiente de oferecer um produto de qualidade", enfatiza.
Ele acrescenta ainda que além mudanças físicas, a prática de atividades proporciona uma melhora também nos aspectos psicológicos, especialmente os ligados a auto-estima e sensação de bem estar. Mas ele faz um alerta. "Quando a prática não é feita sob orientação de um bom profissional da área, há possibilidade de que a atividade cause algum tipo de mal-estar ou até mesmo lesões como dores nas costas, no pescoço, nos joelhos, luxações, contusões", conta.
Na hora de malhar, alguns detalhes fazem a diferença como fazer alongamento e aquecimento, estar bem alimentado e hidratado, usar calçado e roupa adequada e respeitar os sinais de cansaço do corpo.
A alimentação também é considerada fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Ela deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia. Essas necessidades nutricionais, porém, diferem de um indivíduo para o outro em função de alguns fatores como idade, sexo, peso, altura, patologias e o tipo de atividade física realizada. Portanto, respeite sua individualidade, mas não deixe de praticar esportes.
O Dia - O Dia do Desporto foi definido pela Lei nº 9.615, de 24/03/1998, mas nela não há referência do por que da escolha dessa data. Também conhecida como a Lei do Zico, foi revogada pela Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, que definiu 23 de junho como a nova data para comemoração, no entanto, o Dia Mundial do Desporto Olímpico, continua sendo popularmente celebrado hoje.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br