Ministro Carlos Lupi recebeu comitiva nesta terça-feira (25). Durante encontro foram apresentados programas de geração de emprego e renda inseridos nas políticas públicas do MTE
Foto: Renato Alves
Carlos Lupi e Shi Taifeng durante encontro Brasil-China no MTE
Brasília, 25/05/2010 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta terça-feira (25) delegação chinesa que solicitou conhecer as políticas públicas de geração de emprego e renda desenvolvidas pelo governo brasileiro. Durante o encontro, o ministro Carlos Lupi apresentou as secretarias do MTE, explicando suas funções e principais atividades desenvolvidas no país na área de políticas públicas e emprego.
"Estamos à disposição da China para firmar convênios. Somos povos muito semelhantes na luta e a China está marcada para ser um grande país. Atualmente, é o nosso principal parceiro comercial em muitos setores, tanto no que diz respeito a exportações quanto a importações. O crescimento da China é o crescimento do Brasil", destacou Lupi.
O vice-reitor da Escola de Formação do Partido Comunista da China, Shi Taifeng, ressaltou que é preciso ultrapassar a área comercial e trocar também ideia. "Estamos dispostos a promover ainda mais cooperação, com investimentos recíprocos. O Brasil está se desenvolvendo rápido e a China tem alto índice de crescimento. A China tem muito para aprender e um dos nossos desafios é exatamente a política pública de emprego".
A Escola de Formação do Partido Comunista da China é responsável pela formação dos dirigentes do partido, além de ser um instituto de pesquisa nas áreas de ciências sociais e filosofia. Atualmente, mais de mil dirigentes de nível médio e alto fazem cursos na universidade.
Acordo de cooperação - Um acordo de cooperação foi assinado entre a Fundação Leonel Brizola e a Escola de Formação do Partido Comunista na China, nesta segunda-feira (24), em Florianópolis, visa ao estreitamente de relações entre os dois países.
"O acordo abre uma nova fase de cooperação amistosa entre os dois países. Com esse acordo, vamos fornecer uma janela para conhecer a China, mostrar o funcionamento do partido e suas políticas fundamentais. Dessa forma, poderemos analisar conjuntamente os problemas, além de servir de plataforma para outros acordos", frisa Shi Taifeng.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br