Brasília, 07/08/2007 - Durante esta semana, técnicos argentinos do Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social da República Argentina, visitam o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e participam do programa de Cooperação Técnica "Inspeção do Trabalho Marítimo e Fluvial", entre Brasil e Argentina.
A visita dos dez técnicos argentinos - a maioria inspetores do Trabalho - tem como objetivo principal a troca de experiências entre os dois países, na área de inspeção do trabalho do MTE, nas fiscalizações aquaviárias, para futuramente adotarem a Convenção sobre o Trabalho Marítimo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A delegação conhecerá a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT).
No Rio de Janeiro, os Inspetores do Trabalho argentinos participarão, como observadores, de fiscalizações trabalhistas em embarcações e de palestras com a Autoridade Marítima, com o Sindicato dos Armadores (Syndarma), com a Confederação Nacional de Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes (ITF).
Outra visita também importante ocorrerá no Centro de Simulação Aquaviário do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), onde são realizados treinamentos de navegação de aquaviários em diversas situações de risco simulado, aumentando sua qualificação. O equipamento do centro é referência mundial em simulação para o setor de transportes aquaviários.
Assessoria de imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540