Integrantes da missão ficam no país até sábado para conhecer projetos desenvolvidos pelo ministério em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo
Brasília, 19/10/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebe, esta semana, delegações do Ministério de Justiça e Trabalho do Paraguai e do Ministério do Trabalho da Nicarágua. Compostas por 10 pessoas, as delegações visitam o Brasil em intercâmbio de informações e cooperação técnica, para conhecer as ações desenvolvidas pelo MTE.
A comitiva foi recepcionada nesta segunda-feira (19) pelo secretário de Políticas Públicas e Emprego, Ezequiel do Nascimento, que apresentou o funcionamento da SPPE e explicou as políticas públicas adotadas pelo MTE, como o sistema Seguro-Desemprego e o Abono Salarial. Ezequiel também falou da amplitude da atuação do ministério no país, destacou o crescimento do emprego no último mês e a forma como o país superou a crise econômica mundial.
Segundo o secretário, o ministério está de portas abertas para receber outros países. "Estamos à disposição para recebê-los. Sempre faremos o possível para auxiliar outros países, apresentando nossas políticas públicas de emprego e buscando outras experiências para o Brasil", afirmou Ezequiel.
O objetivo da missão é conhecer o sistema público de emprego, trabalho e renda, com suas vertentes em emprego e salário, formação profissional, emprego dos jovens, trabalhadores estrangeiros, inserção de portadores de deficiência, Observatório do Mercado de Trabalho e construção de plano nacional de trabalho decente. As delegações também conhecerão as ações da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e da Secretaria Executiva do MTE.
Para o diretor do Serviço Nacional de Emprego do Ministério de Justiça e Trabalho do Paraguai, Dr. Carlos Vera, conhecer as políticas públicas de emprego do país está sendo uma ótima experiência. "O Paraguai está passando por uma nova etapa e não tem políticas públicas institucionalizadas como aqui. O Brasil se transformou em fenômeno mundial por suas políticas públicas de atenção aos trabalhadores. Conhecer o modelo implantado aqui é muito interessante para nós", elogiou.
O diretor de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho da Nicarágua, Odel Gonzáles, ressaltou que o país pretende fechar um acordo de cooperação econômica com o Brasil. "Além de podermos conhecer a experiência do Brasil nessa área, vamos apresentar projetos que temos, em setores como empreendedorismo juvenil e política industrial, para pedir cooperação econômica para implementá-los. Também estamos conhecendo experiências que podem servir para a Nicarágua, principalmente o Observatório do Mercado de Trabalho".
A programação da missão ainda contempla visitas ao Senac do Distrito Federal; ao Consórcio Social da Juventude de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que é resultado da parceria do MTE com a prefeitura; e ao Centro de Atenção ao Trabalhador, em São Paulo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br