Em audiência com o ministro Carlos Lupi, deputado estadual Gerson Burmann apresenta propostas para município de 76 mil habitantes
Foto: Renato Alves
Ministro recebe o deputado Burmann em seu gabinete
Brasília, 04/12/2007 - Jovens do município de Ijuí, região noroeste do Rio Grande do Sul, poderão ser atendidos pelos programas de qualificação social e profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no próximo ano.
Nesta terça-feira (4), durante audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o deputado estadual Gerson Burmann demonstrou interesse em realizar, no município, os cursos de capacitação do MTE para jovens de baixa renda.
"Tenho todo empenho em levar a qualificação para juventude", disse Lupi, sugerindo estender os programas a outros municípios da região.
O município de Ijuí conta com uma população em torno de 76 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de jovens na faixa etária entre 10 a 24 anos é estimado em 20 mil pessoas.
Qualificação - A partir do próximo ano, o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadão estarão inseridos no novo ProJovem, lançado recentemente pelo Governo Federal.
Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
O ProJovem Trabalhador, do MTE, vai unificar o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadã, ampliando a faixa etária para jovens entre 18 e 19 anos. Atualmente, estas ações têm atendido jovens de 16 a 24 anos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203 / 3317-6540