Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Dezenove trabalhadores são retirados de fazenda em São Raimundo do Doca Bezerra

Junto com o grupo foram encontrados duas mulheres e três crianças, sendo uma menina de dois anos de idade e dois garotos de seis anos, filhos dos trabalhadores

Brasília, 22/01/2008 - Numa ação iniciada dia 15 último, o Grupo Móvel de Fiscalização Rural e Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE-MA) libertou 19 trabalhadores rurais encontrados em situação degradante de trabalho na atividade de "roço de juquira" na fazenda Boa Vista, localizada no Município de São Raimundo do Doca Bezerra, na estrada entre Esperantinópolis e Barra do Corda, (região central do estado) .

De acordo com o coordenador do Grupo Móvel de Fiscalização, Auditor Fiscal do Trabalho, Carlos Henrique Silveira, "os empregados originários do município de Pedreiras foram encontrados em condições desumanas de trabalho, alojados em casebres de palha de "pau a pique", sem quaisquer condições de higiene". Além disso, afirmou Silveira, os alojamentos eram cercados por lamaçais, provenientes da água da chuva, a alimentação fornecida aos trabalhadores era precária, complementada algumas vezes por tatus caçados na mata. A água consumida era sem qualquer tratamento ou filtragem e eles não tinham acesso a qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório, dividindo o espaço de trabalho com porcos, galinhas e cachorros.

Junto com os trabalhadores foram encontrados também no alojamento duas mulheres e três crianças, sendo uma menina de dois anos de idade e dois garotos de seis anos, filhos dos trabalhadores. Todos os empregados estavam sem suas carteiras de trabalho devidamente assinadas. O empregador foi autuado e vai pagar aos empregados cerca de R$25 mil em indenizações trabalhistas, podendo ainda responder processo na Polícia e Justiça Federal e na Justiça do Trabalho. Os trabalhadores resgatados pelo Grupo vão receber três parcelas do Seguro Desemprego de Trabalhador Resgatado, pago pelo Governo Federal.


Roço de juquira - É a retirada de arbustos, ervas daninhas e outras plantas indesejáveis da plantação. Há casos que, além da poda manual, utiliza-se a aplicação de veneno. Para a realização desta atividade, os trabalhadores devem receber equipamentos como máscaras, óculos, luvas e roupas especiais.


Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317-6537/6540 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas