Dia D no RJ promove encaminhamento de mais de 160 pessoas com deficiência
Acesso à informação é fundamental para reduzir o preconceito no mercado de trabalho
Rio de Janeiro, 02/06/2014 – Com um público superior a 400 pessoas, o Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados – “Dia D”, no Rio de Janeiro, permitiu que mais de 160 trabalhadores conseguissem encaminhamento para vagas disponibilizadas por mais de 50 empresas participantes de todo o estado.
Promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) na sede do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o evento ofertou, no total, 2.300 vagas de emprego, centenas de oportunidades para cursos de qualificação e o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Além do INSS, a iniciativa também contou com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego e da Secretaria Municipal de Emprego e Renda.
O coordenador do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/RJ, auditor Fiscal do Trabalho, Joaquim Travassos, afirmou que a maior procura foi para o setor farmacêutico, contemplando oportunidades com menor exigência de qualificação.
Para o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Antonio Albuquerque, o Dia D superou as expectativas, pois o mercado ainda é restrito.
“Os resultados foram positivos, pois conseguimos reunir um grande número de pessoas e de empresas num evento de amplitude estadual. Através da conscientização, tanto o trabalhador, quanto o empregador, perceberam que o deficiente físico detém um potencial incrível. Com isso, todos os envolvidos são beneficiados e, assim, o país consegue ampliar ainda mais a sua força de trabalho e combater o preconceito”, destacou Antonio Albuquerque.
Fórum inclusivo – Nesta terça-feira (3), a partir das 14h, a SRTE/RJ vai promover mais uma reunião do Fórum Estadual de Ação Inclusiva (FEAI), que será realizada na sede do INSS. O encontro contará com a participação de trabalhadores com algum tipo de deficiência, além de representantes do governo, da sociedade civil, de sindicatos, de empresas e de ONGs.
O principal objetivo da ação é fomentar o debate sobre questões relacionadas à empregabilidade de pessoas com deficiência, além de buscar soluções para outras demandas ainda existentes. O debate permitirá ainda um balanço do Dia D.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações do Serviço de Comunicação Social do SRTE/RJ
(61) 2031-2430/6537 – acs@mte.gov.br