Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Dia do Médico é comemorado hoje

No Brasil, o ensino superior de medicina começou em 1808 com a chegada de D. João VI. Na época foi fundada a 'Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica'

Brasília, 18/10/2008 - Diz o dito popular que de médico todos nós temos um pouco. Atire a primeira pílula quem nunca se viu tentado a receitar um remedinho para alguém com algum sintoma de doença. Axiomas à parte, é bom lembrar que a Medicina só pode ser exercida por profissionais regularmente formados e inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM) e remédio só com receita médica.

No Brasil, o ensino superior de medicina começou em 1808 com a chegada de D. João VI. Na época foi fundada a 'Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica' que funcionava nas instalações do 'Real Hospital Militar', em Salvador. É a atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Existem cerca de 320 mil médicos inscritos nos CRMs e em atividade no país. O número - segundo o representante do Conselho, que há 50 anos fiscaliza e normatiza a prática médica no país, Dr. Clóvis Francisco Constantino - seria suficiente para atender a população brasileira não fosse a má distribuição. Em algumas regiões há excesso. Em outras, escassez. 

O representante do CFM ressalta que uma característica do profissional de medicina é que ele não costuma se aposentar, só deixa de trabalhar quando morre. E durante os 45 anos - em média - de exercício da profissão, precisam se atualizar constantemente, uma vez que o conhecimento científico na área dobra a cada três anos.

Para o chefe do Serviço de Atendimento Médico (SAM) dos Ministérios da Previdência e Trabalho e Emprego, Dr. Ingnácio Antônio John, a profissão exige muito sacrifício uma vez que o profissional tem que estar à disposição dos pacientes 24h por dia, considerando-se que a doença não tem hora para se manifestar. No entanto, poder minorar o sofrimento de alguém acometido de algum mal ou mesmo prevenir o aparecimento de doenças compensa o sacrifício.

Dizendo gostar muito do que faz, Dr. John ressalta que "a saúde é o nosso maior patrimônio e nós médicos estamos aqui para cuidar dela", completa, atentando para o perigo da automedicação, que segundo ele "pode mascarar sintomas e agravar o estado do paciente", constituindo-se em risco de vida para quem toma remédio por conta própria.

A data - o Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro em homenagem a São Lucas. O apóstolo cristão é lembrado pela ética no exercício da profissão e pelo conhecimento da medicina. São Paulo refere-se a Lucas, na carta aos tessalonissenses como "o amado médico". Os médicos de Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos comemoram em 19 de setembro o seu dia.

Hipócrates, o pai da medicina - Nasceu na ilha de Kós, Grécia, século V a.C, uma escola médica que mudou os rumos da Medicina. A escola foi inspirada por aquele que hoje é considerado o 'pai da medicina' e paradigma para os médicos atuais, Hipócrates. A escola hipocrática separou a medicina da religião e da magia, acabou com a crença em causas sobrenaturais das doenças, alicerçando a medicina racional e científica e estabelecendo normas éticas de conduta para o médico.

Juramento - Existem várias textos utilizados pelos 'neo-médicos' ao declararem sua fidelidade à profissão, baseados na escola hipocrática. No entanto a Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial, 1948, é a mais antiga mais utilizada em vários países. A versão clássica em língua portuguesa tem a seguinte redação:
"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação (...)".

Médicos, parabéns!

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas