Mais de 68 mil artistas têm registro profissional no Brasil
Brasília, 12/08/2009 - Milhares de artistas brasileiros comemoram nesta quarta-feira (12) o Dia Nacional das Artes. Dada a diversidade das atividades realizadas por um artista, a Lei 6.533 e o decreto 82.385, ambos de 1978, regulamentaram a profissão como 'Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões' e reconhece mais de 100 funções, que foram divididas em Artes Cênicas, Cinema e Fotonovela. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil há 68.757 com registro profissional - popularmente conhecido como DRT.
São Paulo é o estado que possui o maior número de artistas com registro profissional, com 26.182 profissionais, seguido de Rio de Janeiro (11.049) e Paraná (8.282). Mas independente do estado ou da função, é na arte que milhares de artistas encontram espaço para se comunicar, utilizando a beleza dos movimentos, dos eufemismos e da subjetividade para traduzir sentimentos, pensamentos, cultura e história.
A arte se apresenta sob variadas formas, como a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança e a arquitetura, entre outras. Cada arte com sua peculiaridade e importância, que pode ser visualizada, ouvida ou os dois ao mesmo tempo e, em alguns casos, que permite ao apreciador interação com o artista. O Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério, registra 16 ocupações para a categoria. Saiba mais, clicando aqui.
A presença de outros povos no processo de formação da sociedade brasileira, entre eles portugueses, africanos, franceses e espanhóis, trouxe ao Brasil características que refletem até hoje na arte produzida no país.
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated) congrega os artistas e técnicos brasileiros que trabalham em espetáculos de rádio, televisão, cinema, circo, modelos, dublagem e teatro.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br