Ministro manifestou também preocupação com o aumento da violência contra trabalhadores
Brasília, 26/05/2015 - O ministro do Trabalho, Manoel Dias, participou da abertura do Seminário Internacional de Segurança Pública e Persecução Criminal, na manhã desta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados. O evento procurou debater o modelo de polícia adotado no Brasil a partir da comparação com outros formatos internacionais de policiamento. Participaram representantes do Poder Legislativo e de associações de classe, acadêmicos e especialistas em segurança pública, além de autoridades convidadas do Chile, Colômbia e Portugal.
O ministro manifestou a preocupação com o aumento da violência no país, que atinge, principalmente, os jovens, bem como os trabalhadores em todas as regiões e classes. Dias destacou ainda a necessidade de se fazer alterações na estrutura e no modelo de atuação das categorias atuantes nesse setor, acabando com a sobreposição de ações. “Nossa visão sobre a segurança pública e a política criminal parte de uma perspectiva de prevenção e de respeito aos trabalhadores”, defendeu.
“A soma de esforços dos governos Federal, Estadual e Municipal, em parceria com o Legislativo e o Judiciário, permitirá o alcance de resultados efetivos para o país”, destacou Dias, que completou: “Esse aprofundado debate contribuirá para a formulação de uma legislação que resulte em uma proteção mais efetiva para a sociedade.”
O deputado Waldir Maranhão, 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, defendeu a importância da educação e da formação para as corporações militares e, por meio de mensagem lida na abertura do evento, o presidente Eduardo Cunha ressaltou a importância de valorizar os profissionais e lembrou que a Lei Orgânica da Segurança Pública está em discussão em uma Comissão Especial.
Assessoria e Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537