No total, Ministério disponibiliza 57 unidades de atendimento em todo o estado fluminense
Nova Agência em Copacabana vai realizar cerca de 34 atendimentos para seguro-desemprego e 40 para CTPS
Rio de Janeiro, 24/09/2015 - "Ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços e a modernização da estrutura são prioridades do Ministério em todo o Brasil", destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, durante a inauguração, na tarde desta quinta-feira (24), da nova Agência Regional do Trabalho e Emprego em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Diariamente, a unidade promoverá cerca de 34 atendimentos para seguro-desemprego e 40 para carteira de trabalho.
Acompanhado do superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Antônio Albuquerque, Dias destacou o processo informatizado de emissão da carteira de trabalho digital, que será produzida diretamente no local e oferece mais segurança para os dados de cada cidadão.
"Nós implantamos uma série de modificações, como o Mais Emprego, que divulga vagas de emprego diretamente para o trabalhador, para contribuir com o desenvolvimento do país, que, hoje, apresenta um estoque de emprego de cerca de 40 milhões", afirmou o ministro, que também exaltou a presença de auditores fiscais do Trabalho e de representantes de sindicatos no evento.
"Destaco a importância dos servidores, que atuam diariamente para proporcionar serviços cada vez mais qualificados. O Ministério é a casa do trabalhador. Por isso, sempre estará disponível para garantir os direitos trabalhistas", completou o ministro.
Ao anunciar a preparação para o lançamento da Universidade do Trabalhador, Dias destacou que a plataforma on line vai revolucionar a vida do trabalhador.
"É uma ferramenta que permitirá a qualificação profissional em qualquer local do país a partir do ensino à distância. Vamos alcançar, principalmente, os jovens. Assim, vamos assegurar oportunidades para pessoas que podem estar em situação de vulnerabilidade", concluiu.
Com 57 agências em todo o estado fluminense, a superintendência local do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) detém o maior número de unidades com o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) em operação no país. Ao longo do mês, os postos do Sine e Rio Poupa Tempo, que são de responsabilidade do Governo do Estado, estarão incluídos no sistema.
"O SAA é uma ferramenta que permite ao trabalhador conseguir um horário para ser atendido de forma prática, sem a necessidade de aguardar em filas. Em função de problemas administrativos do governo estadual, desde 2014 surgiram acúmulos nos agências do Ministério, mas todas as providências estão sendo tomadas, em conjunto, para redução dos impactos e normalização do serviço no Rio", explicou o superintendente Regional, destacando a presença no local do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1 Região, Nelson Tomaz Braga.
Para garantir a entrada no benefício a todos os trabalhadores, o MTE implementou, no Rio, a prioridade para casos emergenciais, onde o cidadão com mais de 90 dias de demissão tem prioridade no atendimento presencial, que depende disponibilidade diária.
Variação da demanda - Entre janeiro e julho deste ano, foram processados 4.912.089 milhões de solicitações de seguro-desemprego no país, contra 5.180.579 milhões, em 2014, o que representa uma redução de 8,49%. No estado do Rio, durante o mesmo período de 2015, a concessão alcançou 348.720 mil novos beneficiados. No ano anterior, o volume foi de 378.849 mil assegurados, registrando, assim, uma diminuição de 9%.
Apesar da tendência de declínio no volume de pedidos, o MTE do Rio passou a receber um quantitativo maior de trabalhadores, totalizando, nos sete primeiros meses deste ano, 227.931 atendimentos para seguro-desemprego, contrapondo aos 212.497 pedidos destes mesmos meses de 2014. Já as agências do Sine estadual registaram queda, com 120.789 no mesmo período de 2015, se comparado com os 166.352 processamentos executado entre janeiro e julho de 2014.