Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.
min na Turquia

G20: Dias participa de Sessão sobre Diálogo Social

Reunidos em Ancara, parceiros sociais buscam alternativas para perda de postos de trabalho

Ancara, 03/09/205 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na manhã desta quinta-feira (3), em Ancara, na Turquia, da Sessão Especial sobre Diálogo Social dos países do G20.  Durante a sessão, os parceiros sociais e grupos engajados para agenda de emprego do Grupo analisaram o cenário global e propuseram ações possíveis para recuperação de postos de trabalho. 
 
Segundo o ministro, em sessão acompanhada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI), os parceiros sociais do G20 manifestaram preocupação com a conjuntura mundial, em função do aumento da taxa de desemprego, comum entre os países do G20. “A sessão foi muito produtiva. Houve a análise da conjuntura mundial, da relação de crescimento econômico e geração de empregos e ficou constatado que as políticas econômicas do G20 não tiveram os resultados esperados, com perda, nos últimos anos, de 60 milhões de empregos”, relatou Dias.  
 
O ministro observou também que a partir da crise financeira internacional, o G20 aprofundou a perda de postos de trabalho, um cenário presente em todos os países do Grupo. Para Dias, o Brasil, “mesmo neste contexto internacional desfavorável, adotou políticas de inclusão, conseguiu manter ações que preservassem o valor do Salário Mínimo, a transferência de renda, trabalho decente e redução das desigualdades, com ascensão social”.  
 
Entre as ações apontadas pelos parceiros sociais, uma das prioridades foi o investimento do G20, em ações para inclusão de jovens no mercado de trabalho, com qualificação profissional e emprego de qualidade. “A preferência do Brasil em relação ao emprego juvenil, seria por uma meta coletiva no âmbito do G20, defendeu o ministro Manoel Dias”, mais tarde, durante sua intervenção, na Reunião dos ministros do Trabalho e Emprego do G20. 
 
A reunião de ministros prossegue até sexta (4), quando ocorrerá a Adoção da Declaração de Ancara.  Na sexta, Manoel Dias também participa na Turquia, da Reunião Conjunta com os ministros de Finanças do Grupo. 
 
 
 
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537 
 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas