Dias participa do III Seminário de Cooperativismo
Evento debateu políticas que garantam o acesso ao crédito solidário, o direito à assistência técnica e o acesso a novos mercados para os agricultores.
Brasília, 17/04/2015 – Os ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participaram na terça-feira (14) do III Seminário Nacional de Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário, em Brasília. O evento reuniu mais de 200 lideranças cooperativistas de todo o Brasil para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a agricultura familiar.
No seminário, que marcou o lançamento da pauta do Cooperativismo Solidário, foi debatido sobre políticas que garantam o acesso ao crédito solidário, o direito à assistência técnica e o acesso a novos mercados para os agricultores.
Para Manoel Dias só através da cooperação e do conhecimento se poderá construir um país melhor. “Incluímos 53 milhões de brasileiros no consumo, 22 milhões saíram a da pobreza, mas ainda temos milhões de brasileiros na exclusão”.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que uma das metas de seu ministério é assentar todas as famílias acampadas no Brasil e transformar os assentamentos em espaços produtivos e sustentáveis.
Autor da Lei da Agricultura Familiar, o deputado Assis do Couto (PT-PR), também presente ao evento, destacou alguns pontos necessários para a continuação das cooperativas de crédito rural com interação solidária.
A promoção do evento foi da Unicopas e da Confederação das Cooperativas Centrais de Credito Rural com Interação Solidaria (Confesol). Estiveram presentes no seminário, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e diversos parlamentares e envolvidos com a Economia Solidária, como o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br
Lorrane Freitas
Ministério do Trabalho e Emprego
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (61) 2031-6265/6203 – trabalho.ascom@mte.gov.br
________________________________
De: Edvaldo dos Santos Souza
Enviada em: sexta-feira, 17 de abril de 2015 17:05
Para: Assessoria de Comunicação WEB – MTE
Assunto: III Seminário Nacional de Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário, em Brasília.
III Seminário Nacional de Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário, em Brasília.
17/04/2015
O seminário reuniu mais de 200 lideranças cooperativistas de todo o Brasil para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a agricultura familiar. O evento também marcou o lançamento da pauta do Cooperativismo Solidário, e contou com a presença dos ministros do Trabalho, Manoel Dias, e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Além da discussão sobre políticas que garantam o acesso ao crédito solidário, foi debatido o direito à assistência técnica e o acesso a novos mercados para os agricultores.
Ailton Martins Croda, presidente da Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Credito Rural com Interação Solidaria), defende que é ‘fundamental a importância do diálogo entre governos e entidades para a elaboração de políticas eficazes’.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que uma das metas de seu ministério é assentar todas as famílias acampadas no Brasil e transformar os assentamentos em espaços produtivos e sustentáveis.
Manoel Dias, ministro do Trabalho, ressaltou que só através da cooperação e do conhecimento se poderá construir um país melhor. “Incluímos 53 milhões de brasileiros no consumo, 22 milhões saíram a da pobreza, mas ainda temos milhões de brasileiros na exclusão”.
No seminário estiveram presentes ainda o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e diversos parlamentares e envolvidos com a Economia Solidária, como o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado Assis do Couto (PT-PR). O segundo, autor da Lei da Agricultura Familiar, que destacou alguns pontos necessários para a continuação das cooperativas de crédito rural com interação solidária.
Para Couto, as organizações, a exemplo da Cresol, fundada na região Sudoeste do Paraná, precisam iniciar um novo ciclo. “É preciso reinventar algumas coisas. Nós, que somos fruto do inconformismo, temos que persistir. Temos que reconstruir algumas bases do nosso cooperativismo para continuar. O importante para nós é saber o que nós seremos em 20 anos. O que será da nossa agricultura familiar em 20 anos”, disse o parlamentar.
O deputado é coautor de um outro projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, que estabelece a Política Nacional de Economia Solidária.
A promoção do evento foi da Unicopas e da Confesol.
http://cooperativismo.org.br/Noticias/29470,III-Seminario-Nacional-de-Cooperativismo-de-Credito-Familiar-e-Solidario-em-Brasilia