Na foto, Manoel Dias recebe a placa do deputado Rodrigo Minotto (dir.) e da chefe de Gabinete do parlamentar, Dalva Dias (esq.)
Ministro destacou, no plenário da Assembleia, a evolução do Trabalho Decente a partir da contribuição dos sindicatos
Florianópolis, 01/09/2015 - "Quando defendo os trabalhadores, faço com orgulho, pois sempre estarei ao lado de quem mais precisa", exaltou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, ao receber nesta segunda-feira (31), durante Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, homenagem oferecida pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, em reconhecimento às relevantes ações realizadas em prol do estado e do Brasil ao longo de mais de 60 anos de atuação como advogado, auditor fiscal da Receita Federal e militante político.
No discurso, Manoel Dias relembrou sua trajetória profissional e política, que foi iniciada nos movimentos estudantis e passou por momentos críticos durante a ditadura militar, quando teve seus mandatos de deputado e vereador cassados. "As minhas ações sempre seguiram os princípios da justiça social. Os avanços alcançados nos últimos anos serão garantidos e ampliados, pois o povo passou a vivenciar uma realidade inclusiva, com oportunidades igualitárias para todos", exaltou Dias, emocionado, ao ser aplaudido pelo público de mais de 200 pessoas que lotou as galerias da Assembleia.
Sobre a importância dos sindicalistas na ampliação da proteção do trabalhador, o ministro ressaltou o alcance, na última década, de melhores condições laborais e de qualidade de vida. "O sindicato é a principal ferramenta para defesa dos trabalhadores. O setor de carnes, a partir dos frigoríficos, representa um grande impacto na saúde laboral. Por isso, o Ministério tem atuado para resguardar a promoção da segurança e saúde a partir do Trabalho Decente", explicou Dias, ao agradecer o deputado Minotto, propositor da condecoração, e o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Douglas Mello.
A cerimônia, que também homenageou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Freitas, e celebrou os 26 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIACR), contou com a presença de representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário do estado catarinense.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br