Dias volta a pedir julgamento da chacina de Unaí
Brasília - 05/02/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, se reuniu esta tarde com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, para tratar do julgamento da chacina de Unaí. Ele estava acompanhado do secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, que coordena os trabalhos dos auditores fiscais do Trabalho no País. A chacina completou 11 anos e os acusados de serem os mandantes do assassinato de três auditores fiscais e um motorista do MTE atuam para remover o júri de Belo Horizonte e transferi-lo para o município onde os crimes ocorreram.
Dias Toffoli pediu “vistas” ao processo que pede a mudança do local do júri ainda em outubro de 2013. Ele disse ao ministro do Trabalho e Emprego que vai se empenhar para que o processo volte a tramitar e o julgamento seja realizado o mais rápido possível. Garantiu que o processo eleitoral foi o responsável pela demora e que entende o que o caso representa não apenas para o serviço público brasileiro, mas especialmente para as famílias das vítimas, que ele informou ter recebido dias atrás.
O ministro do Trabalho e Emprego reforçou que os auditores fiscais continuam recebendo ameaças nos mais diversos pontos do País e que o julgamento da chacina de Unaí e a consequente punição dos responsáveis é a melhor resposta à aqueles que apostam na impunidade. “Enquanto o julgamento não ocorrer, muitos continuarão acreditando que podem afrontar a lei”, completou. Dias promete continuar atuando em favor do julgamento e da punição dos responsáveis pelo crime. O ministro é contra a transferência do julgamento para Unaí e apoia as famílias das vítimas no pleito de manter o júri em Belo Horizonte.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537