Depois de vencer a barreira do primeiro emprego, aluno de parceria do Ministério do Trabalho no Distrito Federal encontra no teatro sua grande vocação
Consórcio Social da Juventude
Oséias Alves da Silva, 24 anos, ex-aluno do CSJ no
Distrito Federal
Brasília, 26/03/2008 - Quando decidiu participar da primeira turma do Consórcio Social da Juventude do Distrito Federal (DF), em 2004, o jovem Oséias Alves da Silva, 24 anos, sabia que a oportunidade de aprender e a perseverança poderiam levá-lo a uma grande paixão: os palcos.
"Sempre tive vontade de fazer o curso e nunca foi possivel perto de casa. No consórcio, participei da oficina de animação de festas e eventos da entidade Vida e Juventude. Dei continuidade ao que aprendi no curso e hoje faço parte de um grupo teatral, além de trabalhar com animação de festas", conta o jovem ator, que faz parte de um grupo chamado "Roupa de Ensaio", de Samambaia, cidade satélite do Distrito Federal.
Antes de participar do consórcio, a trajetória de Oséias pelo primeiro emprego foi como a de muitos outros jovens que buscam conquistar um espaço no mercado de trabalho: barrado pela falta de experiência. A situação só foi revertida quando cursou o programa de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em pouco tempo, Oséias já estava empregado, com registro em carteira, como repositor.
Como a paixão pelo teatro era maior, o rapaz decidiu trocar a carreira numa grande rede de supermercado - emprego que conseguiu pelo Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE) - pelo palco. "Hoje sei muita coisa e sempre fui em busca de meus interesses. Não adianta fazer o curso apenas pelo auxílio financeiro. É preciso ter um grande interesse e querer fazer", relata.
Com o grupo teatral, Oséias já atuou no espetáculo "Papo de Lixo", sobre reciclagem e conscientização ambiental. Agora, está no projeto "Folhas de Outono", peça que retrata a terceira idade, onde atua no papel de um enfermeiro.
Fora do palco, Oséias tem outra atividade geradora de renda: é animador de festas. Neste trabalho, ele igualmente leva emoção, alegria e ludicidade às crianças: pinta rostos, faz mágicas, esculturas com balões e recreação com gincanas, levando a todos seu entusiasmo.
Qualificação - O Consórcio Social da Juventude do DF está na quinta edição. Batizado de "Trilhas da Juventude", tem como meta capacitar dois mil jovens carentes da região, e inserir, ao final do curso, 30% no mercado de trabalho.
Até o final deste ano, o consórcio vai oferecer cursos gratuitos de comunicação e práticas administrativas, informática, marketing social, construção e reparos, telemarketing, gráfica, joalheria, beleza e estética e corte e costura, entre outros.
Os jovens que concluírem 80% da carga horária prevista em sala de aula poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos contarão com um auxílio financeiro de R$ 600, divididos em parcelas mensais de R$ 120.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6203/2430 acs@mte.gov.br