Depois de vencer a barreira do primeiro emprego, aluno de parceria do Ministério do Trabalho e Emprego no DF encontra no teatro sua grande vocação
Brasília, 26/03/2008 - Quando decidiu participar da primeira turma do Consórcio Social da Juventude do Distrito Federal (DF), em 2004, o jovem Oséias Alves da Silva, 24 anos, sabia que a oportunidade de aprender e a perseverança poderiam levá-lo a uma grande paixão: os palcos.
"Sempre tive vontade de fazer o curso e nunca foi possivel perto de casa. No consórcio, participei da oficina de animação de festas e eventos da entidade Vida e Juventude. Dei continuidade ao que aprendi no curso e hoje faço parte de um grupo teatral, além de trabalhar com animação de festas", conta o jovem ator, que faz parte de um grupo chamado "Roupa de Ensaio", de Samambaia, cidade satélite do Distrito Federal.
Antes de participar do consórcio, a trajetória de Oséias pelo primeiro emprego foi como a de muitos outros jovens que buscam conquistar um espaço no mercado de trabalho: barrado pela falta de experiência. A situação só foi revertida quando cursou o programa de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em pouco tempo, Oséias já estava empregado, com registro em carteira, como repositor.
Como a paixão pelo teatro era maior, o rapaz decidiu trocar a carreira numa grande rede de supermercado - emprego que conseguiu pelo Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE) - pelo palco. "Hoje sei muita coisa e sempre fui em busca de meus interesses. Não adianta fazer o curso apenas pelo auxílio financeiro. É preciso ter um grande interesse e querer fazer", relata.
Com o grupo teatral, Oséias já atuou no espetáculo "Papo de Lixo", sobre reciclagem e conscientização ambiental. Agora, está no projeto "Folhas de Outono", peça que retrata a terceira idade, onde atua no papel de um enfermeiro.
Fora do palco, Oséias tem outra atividade geradora de renda: é animador de festas. Neste trabalho, ele igualmente leva emoção, alegria e ludicidade às crianças: pinta rostos, faz mágicas, esculturas com balões e recreação com gincanas, levando a todos seu entusiasmo.
Qualificação - O Consórcio Social da Juventude do DF está na quinta edição. Batizado de "Trilhas da Juventude", tem como meta capacitar dois mil jovens carentes da região, e inserir, ao final do curso, 30% no mercado de trabalho.
Até o final deste ano, o consórcio vai oferecer cursos gratuitos de comunicação e práticas administrativas, informática, marketing social, construção e reparos, telemarketing, gráfica, joalheria, beleza e estética e corte e costura, entre outros.
Os jovens que concluírem 80% da carga horária prevista em sala de aula poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos contarão com um auxílio financeiro de R$ 600, divididos em parcelas mensais de R$ 120.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6203/2430 acs@mte.gov.br