Foi realizado no dia 03 de outubro o "Seminário Articulando a Rede de Proteção e Combate ao Trabalho Infantil", no auditório de Senac/AP
Macapá, 19/10/2007 - Foi realizado no dia 03 de outubro o "Seminário Articulando a Rede de Proteção e Combate ao Trabalho Infantil", no auditório de Senac/AP. O evento foi coordenado pela Delegacia Regional do Trabalho no Amapá (DRT/AP) e parceiros como a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social; Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e Promotoria da Infância e Juventude. O objetivo foi promover a articulação entre os gestores do PETI e a rede de proteção do Trabalho Infantil.
Os temas abordados durante o seminário mostraram o interesse dos agentes envolvidos com o programa do Trabalho Infantil em por fim nesta situação. Foram expostas as experiências dos municípios do estado no combate ao Trabalho Infantil. No município de Macapá a ação da DRT, Ministério Público e parceiros vêm amenizando a presença de crianças e adolescentes na prática do trabalho do menor.
A DRT/AP colocou em campo um mês antes da realização do seminário, uma equipe de servidores a fim de traçarem um perfil sobre os índices do trabalho Infantil nos municípios do estado do Amapá, e constataram que nos municípios de Mazagão Velho existe menores na atividade de extração de carvão, este considerado como uma das piores formas do trabalho infantil, e no município de Laranjal do Jarí nas atividades de vendedores de doces e salgados, engraxates e ainda na zona rural no preparo da farinha de mandioca.
Durante a realização do seminário foram usadas à dinâmica da formação de mesa redonda com os coordenadores do PETI, onde os mesmos relataram suas experiências e dificuldades no combate ao trabalho do menor. Para melhor desenvolvimento dos serviços foram formados quatro grupos de trabalhos, a fim de analisarem as propostas surgidas durante o evento e encaminhá-las para os órgãos que implementam as políticas públicas.
Assessoria de Comunicação DRT/AP