O objetivo do projeto de qualificação é capacitar e qualificar a mão-de-obra das pessoas com deficiência, para atender as necessidades do empresariado, em especial, as industriais baianas que contam com um número elevado de cota de deficientes
Salvador, 22/11/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA) através do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (NAPE), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 15 empresas do ramo industrial da Região Metropolitana de Salvador, reuniram-se no dia 20 de novembro, no Espaço Evoluir do Senai, para articular a criação de um Projeto de Qualificação para pessoas com deficiência, para este ano ainda. O objetivo do projeto de qualificação é capacitar e qualificar a mão-de-obra das pessoas com deficiência, para atender as necessidades do empresariado, em especial, as industriais baianas que contam com um número elevado de cota de deficientes (Lei 8213/91).
O empresariado admitiu encontrar dificuldades para selecionar e admitir essas pessoas, já que se torna imprescindível contratar mão-de-obra qualificada. Para diminuir os problemas encontrados a DRT/BA sugeriu a criação de um projeto piloto que a princípio contemplará 2 a 3 cursos profissionalizantes para atender uma demanda de, pelo menos, 50% das cotas de deficientes das 20 empresas notificadas pela DRT/BA, para o cumprimento da chamada "Lei de cotas".
No próximo dia 26 de novembro todas as instituições envolvidas realizarão uma nova reunião, no Senai, para consolidação do Projeto e estabelecimento de um cronograma de execução.
Assessoria de Imprensa da DRT/BA