Brasília, 19/09/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco (DRT/PE) realizou uma operação especial de fiscalização em cerca de 300 estabelecimentos de cinco cidades que integram o chamado Circuito do Frio, maratona de eventos culturais que acontece durante o inverno nos municípios de clima frio do sertão e agreste do estado. A ação alcançou 5.592 trabalhadores, sendo que 320 deles foram registrados graças à ação dos auditores.
A operação aconteceu entre os dias 14 de julho e 18 de agosto nos municípios de Garanhuns, Triunfo, Taquaritinga do Norte, Pesqueira e Gravatá. O foco foi o combate à informalidade e às contratações irregulares, principalmente em restaurantes, lanchonetes, bares e hotéis. Ao todo, foram lavrados 40 autos só neste segmento.
As principais irregularidades encontradas estão relacionadas a salários, excesso de jornada e ausência de intervalos para descanso. Segundo o auditor fiscal André Negromonte, as infrações vêm diminuindo a cada ano. "Com a constante ação da DRT/PE nos eventos, os empregadores aprendem a forma correta de contratação e a maioria já está cumprindo a legislação", afirmou.
A ação faz parte do planejamento estratégico da fiscalização para os setores ligados ao lazer, corredores de comércio e serviços em municípios que sediam grandes eventos turísticos. As próximas operações no setor começam a ser implantadas em setembro, com a abertura do verão no litoral pernambucano.
Assessoria de Imprensa da MTE
Com informações da DRT/PE
(61) 3317 6879 / 6540