A proposta pretende aperfeiçoar a fiscalização indireta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Curitiba, 13/11/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho no Paraná (DRT/PR) apresentou ontem (12) uma proposta de parceria com a Sanepar. A proposta pretende aperfeiçoar a fiscalização indireta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O delegado regional do Trabalho, João Graça, solicitou ao diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Stênio Jacob, e ao diretor administrativo, Hermes da Fonseca, o fornecimento dos cadastros de endereços de pessoas jurídicas e profissionais liberais que a empresa possui.
A fiscalização indireta do FGTS é realizada via Correios. Segundo Graça, a DRT/PR envia uma notificação convocando as empresas e profissionais liberais a comparecerem ao plantão de fiscal, tanto em Curitiba quanto das Subdelegacias Regionais de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, para apresentação de documentos que comprovem a regularidade dos depósitos do FGTS. "No entanto, muitas correspondências estão voltando, tendo em vista que os endereços estão desatualizados", afirma.
Segundo Graça, a diretoria da Sanepar - que possui um banco de dados que é constantemente atualizado - já sinalizou de forma positiva. "O objetivo da DRT/PR, ao fazer tal solicitação, é tornar mais eficiente a fiscalização indireta do FGTS com maior comparecimento dos notificados, a fim de beneficiar milhares de trabalhadores", afirma. Amanhã (14), às 8h30, o delegado do Trabalho também apresentará o projeto à Companhia Paranaense de Energia (Copel). Graça se reunirá com o diretor presidente da Copel, Rubens Ghilardi.
Atualmente, o endereço e demais informações das empresas que a DRT utiliza são obtidos por meio de banco de dados fornecido pela Caixa Econômica Federal e do cartão do CNPJ retirado do site da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Assessoria de imprensa da DRT/PR
comunicacao.drtpr@mte.gov.br
(41) 3219 7774