Regras representam um grande ganho de qualidade de trabalho - e de vida - para milhares de trabalhadores do setor de movimentação de cargas no estado
São Paulo, 12/11/2007 - Um intervalo de 30 cm entre a altura das pilhas de sacas de grãos (entre outros produtos) e o teto dos containeres, tornado obrigatório pela Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo (DRT/SP), vai representar um grande ganho de qualidade de trabalho - e de vida - para milhares de trabalhadores do setor de movimentação de cargas no estado.
A discussão da medida após a apresentação do problema pelos sindicatos e entidades representativas da categoria começou ainda em 2004, mas inicialmente teve um desdobramento lento, na medida em que o foco das discussões era uma mudança na Norma Regulamentadora 17 (NR17), específica do setor.
Diante disso, a DRT/SP decidiu agir preventivamente notificando 150 empresas do setor no estado de São Paulo, a partir de outubro deste ano, sobre a obrigatoriedade de adotarem a distância mínima do teto dos containeres nos carregamentos. Com isso, os carregadores não precisam mais se submeter ao custoso processo de encaixe da chamada "última fiada" (fileira) de carga, o que elimina a necessidade de deslocamento lateral de sacas e o excesso de esforço dos ombros dos trabalhadores.
Além da distância mínima, a notificação estabeleceu também a altura máxima de 1,90 metros por "fileira" de carga e a quantidade máxima de 320 sacas (no caso das sacas de café, de 60kg) por container de 20 pés.
Junto com a notificação, em outubro, a DRT/SP promoveu um encontro entre a Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado de São Paulo (Fetramesp), o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral (Sintrammar) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), para a realização de um acordo coletivo estabelecendo a mudança também na convenção coletiva dos trabalhadores do setor. O acordo foi protocolado no último dia 7 de novembro.
A luta da categoria pela mudança na NR17 conta com o apoio da DRT/SP, que entende que ela passa também pela discussão sobre a redução dos pesos máximos de sacas para diferentes produtos. Nos países da Comunidade Européia, o peso máximo das sacas é de 30kg,e, nos Estados Unidos, 25kg.
Assessoria de Imprensa da DRT/SP
Telefones (11) 3150 8115 / 3150 8129