Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

DRT/SP promove palestra contra assédio moral

São Paulo, 06/11/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho no Estado em São Paulo (DRT/SP) realiza nesta terça-feira (06) a palestra "Assédio Moral no Trabalho e atuação dos Núcleos de Promoção da Igualdade de Oportunidades e de Combate à Discriminação da DRT/SP". O evento acontece às 9h, no auditório da delegacia (Rua Martins Fontes, 109, no 1º andar, Centro), com a participação de representantes de sindicatos, empresas e entidades ligados ao tema.

O assédio moral é toda conduta que caracteriza comportamento abusivo, freqüente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a por em risco o seu  emprego ou degradando o ambiente de trabalho.

O assunto é uma preocupação crescente para o mundo do trabalho. No período de 2004 a 2006, o Núcleo de Combate à Discriminação da delegacia realizou um total de 651 mesas de negociação para apurar denúncias de assédio apresentadas por trabalhadores e trabalhadoras. Neste ano, de janeiro a agosto, a DRT/SP já realizou 300 mesas de negociação.

O assédio moral atinge indiscriminadamente trabalhadores de todos os setores da produção, desde as grandes indústrias até os pequenos comércios. Segundo o coordenador do Núcleo de Combate à Discriminação da DRT/SP, Sylvio Boscariol Ribeiro, não bastassem as condições degradantes e humilhantes a que estão expostos os trabalhadores e trabalhadoras vítimas do assédio, muitas doenças têm a sua origem em decorrência dessa prática no ambiente de trabalho.

"Muitos trabalhadores são atingidos por este problema que se manifesta em sintomas aparentemente corriqueiros, como dores de cabeça, cansaços freqüentes e estresse", alerta. Nestes casos mais graves, a situação pode causar enfermidades mentais e outras doenças.

A proposta da atividade organizada pela DRT/SP, em sintonia as prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego já apresentadas pelo ministro Carlos Lupi, é orientar trabalhadores, empresas e instituições sobre a importância de combater o problema através da conscientização e orientação da sociedade.


Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da DRT/SP

(61) 3317-6537 / 3317-6540 acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas