Brasília, 1/10/2007 - Para divulgar a política do Governo de apoio às iniciativas solidárias, o diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Dione Manetti, participa no próximo sábado (6), na Escola Municipal Alberto Pasqualini, em Porto Alegre, de Seminário sobre Desenvolvimento Local da Restinga. "Vamos focar na questão do desenvolvimento local a partir do apoio e fomento às iniciativas de economia solidária, além de realizar um diagnóstico das potencialidades da Restinga", explica Manetti.
A Economia Solidária vem desenvolvendo este ano uma parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente para capacitação de 331 agentes de desenvolvimento solidário, que vão atuar em comunidades pobres de todo o país. A expectativa é a de beneficiar diretamente 42 mil trabalhadores e, indiretamente, 212 mil pessoas pela melhoria das condições de vida em suas comunidades.
Os agentes atuam na organização de grupos e empreendimentos produtivos locais para a geração de trabalho e renda pela via solidária. No ano passado, 258 agentes foram treinados e já atuam em mais de 238 comunidades em todo o país.
"O trabalho dos agentes tem possibilitado o acesso de famílias pobres às políticas sociais do governo e a sua inclusão social, por meio da formação de cooperativas ou pequenos empreendimentos solidários, e são uma alternativa de inclusão social aos trabalhadores ", avalia Manetti.
No Rio Grande do Sul, as ações do projeto são desenvolvidas junto às comunidades quilombolas, beneficiários do programa Bolsa-Família, mulheres, jovens, catadores de materiais recicláveis, trabalhadores desempregados e setores com potencial de desenvolvimento solidário, cadeias produtivas, agricultura familiar e turismo sustentável. A Senaes já treinou 52 agentes em mais de 30 municípios gaúchos. Em Porto Alegre, são ao todo 11 agentes, sendo um na Restinga.
O Seminário é uma parceria com a Ong Guayí e entidades sociais do bairro Restinga. Veja a programação:
9h30min - Painel I
As políticas públicas de fomento à Economia Solidária
Palestrante: Dione Manetti - Diretor de Fomento da SENAES
10h - Painel II
Desenvolvimento Local a partir da Economia Solidária
A experiência do Banco Palmas - Fortaleza/CE.
Palestrante: João Joaquim - Coordenador do Banco Palmas/CE
12h - almoço
14h - Trabalhos em grupos
Serão divididos cinco grupos a partir de segmentos produtivos.
1) Grupos de alimentação;
2) Grupos de confecção e costura;
3) Grupos de tradição afro e cultura;
4) Grupos artesanato;
5) Grupos de reciclagem.
Os grupos terão um facilitador e um relator responsável por descrever os encaminhamentos do grupo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/3317-6540