Brasil apresenta suas experiências com moedas sociais e recuperação de empresas
Brasília, 04/03/2009 - Cerca de 800 pessoas participaram das atividades do Congresso de Economia Solidária da Áustria, realizado em Viena com representantes de 16 países. Brasil e Venezuela foram os Estados da América Latina, apresentando diferentes dimensões das políticas públicas desenvolvidas para a Economia Solidária. O encontro aconteceu entre os dias 20 e 22 de fevereiro.
As moedas sociais ganharam destaque nos debates. Existem atualmente muitos grupos na Europa estudando e realizando experiências concretas de desenvolvimento local com moedas sociais. "Há discussões profundas nesses grupos europeus, pois alguns acham que sabem a fórmula para recriar esta realidade. O Congresso discutiu as diferenças e os pontos comuns para juntar as alternativas viáveis ao sistema capitalista" , disse Markus Auinger, coordenador do congresso austríaco.
A experiência brasileira desperta grande interesse na Europa, especialmente pelo espaço conquistado no âmbito das políticas públicas. Um dos objetivos do Congresso era o de iniciar um processo de fortalecimento da economia solidária na Áustria. De acordo com Auinger, os debates vão auxiliar aquele país a construir um sistema maior de economia solidária. "Temos muitas experiências pequenas, basicamente autônomas, e estamos buscando formas de como vincular essas experiências, e como dar apoio, formação e assistência técnica para os empreendimentos", acrescentou.
Economia solidária e a crise - O tema das empresas recuperadas também foi bastante debatido entre os participantes do Congresso. Frente à crise financeira mundial, uma das alternativas vislumbradas foi a de seguir os exemplos brasileiro e argentino e apoiar a reabertura das empresas falidas pelos próprios trabalhadores de forma autogestionária.
Do Brasil, foram apresentadas oficinas sobre as Políticas Públicas de Economia Solidária e o Mapeamento da Economia Solidária no país.
EDIÇÃO nº 1 DA REVISTA TRABALHO TROUXE MATÉRIA SOBRE MOEDAS SOCIAIS. LEIA AQUI
Mais informações:
- Economia solidária se consolida como alternativa de inclusão no mercado de trabalho
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br