Em Cuba, Dias visita escola de qualificação
Formação profissional de ferroviários atende à demanda do principal meio de transporte de cargas do país
Ministro visita em Cuba Escola de Formação em Especialidades Ferroviárias, que é mantida pelo governo
Brasília, 29/06/2015 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, visitou nesta segunda-feira (29), em Havana (Cuba), a Escola de Formação em Especialidades Ferroviárias, que é mantida pelo governo e forma, anualmente, mais de 12 mil profissionais. O transporte por trilhos é a principal forma de movimentação de cargas no país.
Na área de treinamento, Manoel Dias conheceu, juntamente com o embaixador do Brasil em Cuba, Cesário de Melo, o simulador ferroviário, que projeta situações reais para os alunos. Para o ministro brasileiro, a qualificação profissional é fundamental para reduzir o índice de acidentes.
“Além de desenvolver a mão de obra, o país investe no ensino técnico para garantir a segurança e saúde no mercado de trabalho. Isso impacta diretamente nos resultados da economia, que depende da eficiência dos trens”, destacou Dias.
Também participaram do encontro a representante do Ministério dos Transportes, Martha Oranas, a vice-ministra do Ministério do Trabalho e Seguridade Social, Marta Feito, a assessora de Relações Internacionais e de Comunicação do Ministério do Trabalho e Seguridade Social, Mirian Lau, e a diretora da escola de formação, Maribel Gimenez.
À noite, o ministro participa de um jantar oferecido pela ministra do Trabalho e Seguridade Social de Cuba, Margarita González Fernández. Amanhã (30), Dias visitará a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, que fica a 45 km da capital.
Assessoria Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537