Carlos Lupi se reúne com ministros do trabalho da Espanha, Alemanha, Argentina e El Salvador e apresenta resultados da geração de empregos no país
Genebra, 16/06/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, se reuniu nesta terça-feira, em Genebra (Suíça), com as delegações de Espanha, Alemanha, El Salvador e Argentina. Os encontros bilateriais aconteceram paralelamente à Conferência Internacional do Trabalho, evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizado na sede suíça das Nações Unidas desde a semana passada. Na pauta dos encontros, a troca de conhecimentos de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, além de estreitar os laços internacionais voltados à agenda do Trabalho Decente.
Na opinião de Lupi, as reuniões bilaterais têm papel importante na construção de uma agenda conjunta com outros países, ainda mais neste momento de crise. "Esta troca de experiências é de grande valia para os países. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, e saber o que está sendo feito em prol do trabalhador ao redor do mundo se torna fundamental para que possamos adotar medidas que garantam uma maior segurança dos trabalhadores", afirmou.
O primeiro encontro foi com o ministro do Trabalho espanhol, Celestino Chaves, ainda pela manhã. Durante uma hora, Lupi e Chaves conversaram sobre o momento político atual e decidiram que os membros das duas delegações manterão reuniões para troca de experiências na área do trabalho, ainda em Genebra.
Depois foi a vez do Vice-Ministro alemão Klaus Brandner elogiar a atuação do governo brasileiro diante da crise. De acordo com Klaus, as políticas anticíclicas adotadas pelo governo brasileiro viraram referência na Europa. Neste encontro, ficou marcada uma visita da delegação alemã ao Brasil ainda na primeira quinzena de agosto deste ano.
"Vamos ao Brasil para tentar entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho brasileiro. As notícias de que o Brasil tem gerado empregos formais em meio à crise que ainda nos assola aqui na Europa fizeram com os olhos do mundo do trabalho se voltassem para lá. Por isso vamos conhecer de perto estas experiências", afirmou Klaus.
Lupi almoçou com o Ministro do Trabalho argentino, Carlos Tomada, com quem discutiu acordos de cooperação que já estão em andamento entre os dois países, como a troca de experiências no campo da Economia Solidária - projeto do ministério brasileiro - e a Casa do Trabalhador Brasileiro a ser instalada em Buenos Aires. Em seguida, Lupi se reuniu com o Ministro de El Salvador, Calixto Hernadez, que também demonstrou interesse em manter contatos com os técnicos do ministério brasileiro.
Saiba mais sobre a participação brasileira na Conferência Internacional do Trabalho:
Ministro do Trabalho fala durante 98ª Conferência da OIT
Brasil assina documento da OIT em apoio ao Trabalho Decente
Soluções à crise serão discutidas durante conferência da OIT
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br