Ministro do Trabalho francês, Xavier Darcos, diz que Brasil é referência na adoção de mecanismos para minimizar impactos da crise. Lupi destaca políticas de geração de emprego e renda
Brasília, 25/09/2009 - O ministro Carlos Lupi esteve reunido nesta sexta-feira (25), em Paris, com o embaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani, e com o ministro do Trabalho, das Relações Sociais, da Família, da Solidariedade e das Cidades, Xavier Darcos. Os encontros fazem parte da agenda que Lupi está cumprindo em Paris entre 25 e 29 de setembro.
Durante a reunião com o embaixador José Mauricio Bustani, o ministro Lupi falou sobre as experiências recentes que o Brasil tem vivido em relação à geração de empregos. Também participaram do encontro o secretário-adjunto e o diretor de Emprego da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).
No encontro com o ministro francês, Lupi falou sobre as políticas implementadas desde 2003 pelo governo do presidente Lula no Brasil. Também ressaltou a importância do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o crescimento do Brasil. Também destacou o aumento do emprego, a recuperação do salário mínimo e os programas de transferência de renda como mecanismos que fortaleceram a capacidade do Brasil para enfrentar a crise.
"A crise evidenciou o fracasso das políticas do mercado auto-regulado. Temos que repensar o papel do estado e sua relação com o mercado", ressaltou Lupi.
O ministro do Trabalho francês, Xavier Darcos, disse que o Brasil constitui uma referência na adoção de mecanismos para minimizar os impactos da crise. Elogiou as políticas de trabalho, emprego e proteção ao trabalhador e destacou a forma surpreendente como o Brasil enfrentou a crise. Também falou sobre as mudanças no mundo do trabalho e mencionou que o emprego na França está concentrado na população com idade entre 30 e 55 anos.
"Um dos maiores problemas hoje é criar condições de emprego para jovens e pessoas acima dos 55 anos. A França não vai esperar uma solução global para começar agir, mas está buscando soluções por meio de iniciativa de negociação tripartite, envolvendo governo, trabalhadores e empresário", comentou Bustani.
Darcos manifestou a disposição da França em apoiar a proposta do Brasil de discutir o cenário pós-crise, considerando o Pacto Mundial pelo Emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Nos dias 28 e 29, Lupi participa de reuniões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) que terão como tema central o momento pós-crise mundial.
OCDE - A OCDE é uma organização intergovernamental de 30 países membros comprometidos com a democracia e a economia de mercado.Fundada em 1961, constitui um fórum multilateral de discussão, desenvolvimento, e reforma de políticas económicas e sociais, tanto a nível nacional como internacional. O objetivo principal da da OCDE é promover políticas que assegurem o crescimento econômico sustentável e o emprego, qualidade de vida e a liberalização do comércio.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537 - acs@mte.gov.br