Visita tem como objetivo dar continuidade às intenções de construção de acordos bilatérias entre as nações
Foto: Divulgação
André Figueiredo em reunião com Arthur Meyer
Brasília, 21/12/2009 - O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, recebeu na tarde desta segunda-feira (21) o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Arthur Meyer. A reunião teve o intuito de debater políticas públicas que possam ser implementadas no país africano.
"Além disso, outro objetivo é firmar um acordo de cooperação sobre a política nacional do salário mínimo em São Tomé e Príncipe", afirmou Arthur Meyer.
Durante a reunião também foi levantada a possibilidade de o Ministério do Trabalho ajudar na promoção de uma política voltada à concessão de microcrédito produtivo aos trabalhadores africanos. Se concretizada, tal ação ajudará no estímulo e formação de cooperativas de microcrédito similar ao modelo adotado no Brasil.
"Na última reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nós assumimos o compromisso de visitar os países africanos in loco para que pudéssemos trocar experiências e ajudar na construção de políticas públicas. Por ser um país bastante parecido com o Timor Leste, tanto geográfica como economicamente, acredito que São Tomé e Príncipe é um campo apto para se trabalhar a política do microcrédito", lembra o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo.
Memória - No período de 18 a 27 de novembro de 2009 o MTE, em parceria com o Dieese, realizou uma missão técnica a São Tomé e Príncipe com o objetivo de auxiliar o governo são-tomense no estabelecimento de uma política de salário mínimo no país.
Na ocasião, os representantes da delegação brasileira conheceram o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Família, a legislação trabalhista e as necessidades do ministério africano para a eventual implantação da política de salário mínimo. Informações como o salário mínimo dos servidores público e de outras categorias praticados no país foram coletadas.
São Tomé e Príncipe - É um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhas menores, totalizando 964 km². Atualmente esse país tem apostado no turismo como forma de atingir o seu desenvolvimento e melhorar sua economia. Porém, a pesca continua a ser a principal atividade economica desempenhada no país.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6540 - acs@mte.gov.br