Audiência visou trocas de experiências na área trabalhista e o fomento para a construção de um local de apoio a brasileiros que residem no Japão similar à Casa do Trabalhador, em Foz do Iguaçu
Foto: Renato Alves
AUDIÊNCIA
Ministro Carlos Lupi recebe o o embaixador
do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi
Brasília, 17/10/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu na tarde de ontem (16) o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi. O objetivo da reunião foi mostrar os projetos desenvolvidos pelo MTE e estreitar um diálogo para a construção de uma Casa do Migrante no Japão.
"É muito importante esse intercâmbio para que os dois países se firmem como parceiros e para que o Japão possa nos ajudar a construir um projeto que atenda melhor aos brasileiros que moram lá", afirmou o ministro Lupi.
A Casa do Migrante no Japão é um projeto que tem por modelo a recém inaugurada Casa do Trabalhador em Foz do Iguaçu a qual, em regime de parceria local, constitui-se como um centro de atenção ao trabalhador brasileiro no exterior que, entre outros, fornece gratuitamente - e em português - informações sobre direitos trabalhistas no país que o acolhe, possibilidades de interação com a cultura local e formas de recolocação no mercado de trabalho brasileiro.
Vale destacar que, além do Japão, o Ministério do Trabalho e Emprego estuda a abertura de centros de atendimentos em outros países que também abrigam grande número de brasileiros, como Estados Unidos, Espanha e Portugal.
Casa do Trabalhador - Inaugurada em julho deste ano em Foz do Iguaçu - cidade do Paraná que faz fronteira com o Paraguai e com a Argentina -, a Casa do Trabalhador já efetuou 866 atendimentos, sendo a grande maioria realizada por brasileiros que possuem algum elo com o Paraguai (residem no país, possuem filhos nascidos na região ou são casados com paraguaios). Ressalta-se que do total de trabalhadores que buscaram atendimento, 15% voltaram para dar continuidade aos atendimentos.
Dentre os principais motivos que levaram os trabalhadores a procurarem a Casa, destaca-se a busca de documentos para trabalharem no Brasil e questões relacionadas a saúde. Esse último em virtude da parceria que existe com a prefeitura local, a qual encaminha os trabalhadores para atendimento médico na região.
Importante ressaltar que a Casa do Trabalhador visa ser um projeto bilateral, formada por parcerias do ministério com entidades públicas e entidades civis. "Para cada centro instalado no exterior, o Governo Brasileiro se compromete a apoiar a instalação de estrutura semelhante no Brasil, oferecendo os mesmos serviços aos imigrantes desses países", finaliza o coordenador-geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br