Empreendedorismo é tema de debate em Goiânia
Manoel Dias participou da abertura da 19ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) na capital goiana
Foto: Renato Alves/MTE
Dias resslatou importância dos incentivos aos jovens que entram no mercado de trabalho
Brasília, 07/11/2013 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na quarta-feira (06), da abertura da 19ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), em Goiânia. O evento reúne jovens empreendedores de todo o Brasil. Na abertura, o ministro ressaltou a importância dos incentivos aos jovens que entram no mercado de trabalho anualmente.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com dez mil pessoas mostrou que 34% dos empreendedores brasileiros têm entre 25 e 34 anos e mais de 80% dos empresários com 35 anos começaram seus negócios com 17 anos. “Queremos ser parceiros de vocês. Para isso, o Ministério do Trabalho possui projetos que irão incentivar a vida empresarial dos jovens”, disse Manoel Dias.
Atualmente, o ministério oferece o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado, onde o jovem tem a oportunidade de obter um financiamento a juros baixos para ajudar a abrir seu primeiro negócio. Com esse programa já foram injetados mais de R$ 1 bilhão na economia brasileira. Em 2012, foram realizadas 848.184 operações, com 872.753 clientes atendidos.
O teto de empréstimo é de R$ 15 mil reais por empreendedor. O valor e as condições do crédito são definidos pelo agente após a avaliação da atividade e da capacidade de endividamento da pessoa. O empréstimo é feito em parcelas fixas e consecutivas, com prazos e valores preestabelecidos entre a instituição de crédito e o beneficiário.
Para maiores informações sobre o microcrédito e a rede de atendimento, acesse: http://portal.mte.gov.br/pnmpo/
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537