Emprego cresceu em todos os setores
Brasília, 18/09/2012 – Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011), divulgados nesta terça-feira (18) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que todos os setores econômicos apresentaram expansão generalizada de emprego no ano passado. De acordo com análise da equipe técnica, o fortalecimento da demanda interna, com a elevação do consumo das famílias pelo oitavo ano consecutivo, influenciou o comportamento do emprego. A ampliação da massa salarial e o aumento de crédito, em grande parte, também foram responsáveis por esse crescimento.
O setor de Serviço obteve um aumento de 1,027 milhão de empregos; seguido do Comércio, com 460 mil; e da Construção Civil, com 241 mil. Merece destaque também o setor da Agricultura com a ampliação de 74 mil empregos, resultado oposto de 2010, quando o setor obteve comportamento negativo. Já a Construção Civil foi o setor mais dinâmico, com um aumento de 9,62%, com 241 mil postos gerados, resultante principalmente das medidas adotadas pelo governo de estímulo ao setor.
Recorte geográfico – Os dados da RAIS também revelaram o crescimento do emprego em todas as regiões. Em termos absolutos, a região Sudeste aparece em primeiro lugar, com o aumento de 1,054 milhão postos de trabalho; Nordeste com 470 mil; Sul com 345 mil; Centro-Oeste com 219 mil; e Norte com 155 mil. Em termos relativos, destaque de crescimento para região Norte com 6,42% e o Centro-Oeste com 6,02%.
Assessoria de Comunicação Social - MTE